quinta-feira, 23 de outubro de 2008

:: InDesign Conference São Paulo 2008











:: InDesign Conference São Paulo 2008
A maior e melhor concentração de informação sobre InDesign em um único lugar! Acontecerá, entre os dias 7 e 8 de novembro, no Sonesta Hotel Ibirapuera, em São Paulo, o InDesign Conference. O evento de dois dias é totalmente focado nos recursos de diagramação e produção de layout com o InDesign - incluindo novas ferramentas e recursos da versão CS4. Serei um dos palestrantes, acompanhado de um time de primeira: Patrícia Guarnelli, publicitária e responsável pelo projeto gráfico e visual da Revista Desktop e Photoshop Pro, Vinícius do Amaral, especialista em XML e colaborador da Revista Desktop, Alexandre Keese, editor técnico da Revista Desktop e especialista em fluxos gráficos, Ricardo Minoru, consultor e especialista em processos de pré-impressão e André Lopes, consultor em processos gráficos.
No site oficial www.indesignconference.com.br é possível conhecer o conteúdo dos tutoriais que serão apresentados.

E, para os leitores do ::InDesign.Brasil:: que se inscreverem e dizer que viram o anúncio aqui no blog, um desconto de 10%! Increva-se pelo site www.indesignconference.com.br. Mais informações cursos@dtp.com.br, telefone: (11) 4022-8534.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

:: Adobe InDesign CS4
Dezoito meses depois do lançamento da versão CS3, a Adobe anunciou ontem, dia 23 de setembro, a versão CS4. Vai estar disponível para compra em outubro. Comento aqui algumas das novidades do novo InDesign CS4

Interface
Seguindo uma evolução iniciada com na versão CS, a Adobe unificou as interfaces, agora os aplicativos InDesign, Illustrator, Photoshop Dreamweaver, Flash e Fireworks partilham a mesma interface de usuário. Entre as várias mudanças, comento duas que acho muito interessantes:
Abas superiores - Organização das várias janelas abertas em abas na parte superior da janela. Muito prático para localizar e manipular todos os arquivos que estão abertos (característica já anunciada aqui no :: InDesign.Brasil :: há alguns meses).
Janela única - Essa para usuários Mac (isso já é modo padrão no Windows) transforma a interface em uma única janela emoldurada, permitindo que sejam deslocados todos os elementos ao mesmo tempo: caixas de ferramentas, painéis e janelas abertas.

Texto Condicional
Utilizando o painel Conditional Text é possível produzir uma publicação com textos que podem ou não serem impressos, dependendo da configuração selecionada pelo usuário. Por exemplo, tabelas de preços de várias regiões podem ser produzidas em um único documento e os preços serem “condições” que podem ser ativadas ou não no momento da impressão.


Ainda não fiz testes mais detalhados dessa nova funcionalidade, mas acho que o texto condicional vai poder ser utilizado para produção de livros didáticos. Produzir o livro do aluno e o livro do professor em um mesmo arquivo com condições diferentes de impressão, imprimindo ou não as respostas.

Referências cruzadas
Ferramenta fundamental para publicações longas, permite a criação de remissões que se atualizam automaticamente se a paginação for alterada. Por exemplo, uma referência do tipo “Veja foto 7 na página 61”, muda a numeração de página da referência automaticamente se forem acrescentadas ou removidas páginas da publicação e a foto mudar de página.

Estilo apenas para uma linha
Em todos os treinamentos quando explico como utilizar os estilos aninhados sempre vem a pergunta: “como faço para aplicar o estilo apenas na primeira linha?”. Existem alguns truques, mas sempre é preciso ajustar o truque quando o texto é alterado. Agora não mais, uma das opções dos estilos aninhados permite que seja selecionada 1 linha para a aplicação do estilo.


Adição automática de páginas

Usuários de InDesign, especialmente os que migraram do Quark, sempre reclamaram da incapacidade do InDesign de adicionar automaticamente novas páginas quando um texto está sendo digitando. Era necessário parar a digitação, criar uma nova página, criar uma nova caixa de texto, vincular a nova caixa com a anterior e depois continuar a digitação. Agora, com o refluxo automático de texto isso não é mais necessário, as páginas são acrescentadas automaticamente quando necessário.

Interatividade
Isso também já foi mostrado aqui no InDesign.Brasil. A Adobe começou a falar dessas características no início de 2008. A integração InDesign - Flash foi muito melhorada. Agora, quem precisa produzir conteúdo para impressão e distribuição eletrônica, além do PDF também tem a possibilidade de exportar toda uma publicação no formato Flash, com interatividade e várias animações de mudança de página.


Imagens vinculadas
O painel de Links teve uma série de melhorias. Além de exibir miniaturas das imagens, é possível configurar e ter no próprio painel de links uma série de outras informações sobre a imagem: tamanho, ampliação, espaço de cor, etc. Isso sem contar com a opção Info que abre um novo painel com todas as informações referentes à imagem selecionada.


Preflighting
Finalmente o preflight é uma verdadeira ferramenta de análise, não apenas uma checagem de cor e links perdidos. O novo painel de prefligh, além de verificar o documento depois de pronto, permite criar um perfil de verificação que analisa o documento durante todo o processo de produção, exibindo um alarme na parte de baixo da janela da publicação se algum parâmetro não está de acordo com o perfil de verificação.


Smart Guides
As “guias espertas” são guias que aparecem automaticamente quando se está trabalhando com um objeto. Por exemplo, ao movimentar uma foto em uma página vazia, ao passar pelo centro da página serão exibidas guias indicando que o objeto está perfeitamente distribuído na página, centralizado. As guias também auxiliam no redimensionamento e criação de qualquer caixa, exibindo inclusive uma caixa com as dimensões do objeto. Utilizam como referência não apenas a página, mas também todos os outros elementos já aplicados. Muito útil!

Rotação de páginas
Agora é possível ter páginas horizontais e verticais no mesmo documento. Basta clicar sobre a página e selecionar a opção de rotação.


Estas são apenas algumas novidades, comentarei estas e outras funcionalidades mais detalhadamente em outras notas.

sábado, 20 de setembro de 2008

:: 1200 Atalhos de teclado
Você é daquelas(es) usuárias(os) que adora utilizar atalhos de teclado? Conhece todos os do InDesign? Se a resposta é sim, lamento, mas tenho que discordar. Isso seria impossível! O InDesign possui mais de 1200 atalhos de teclado. Se não acredita, uma das maneiras de verificar esta informação é utilizar o comando Edit > Keyboard Shortcuts, selecionar a opção [Default] no menu suspenso Set e pressionar o botão Show Set. Depois é só utilizar o arquivo de texto gerado pelo comando Show Set e contar os atalhos!

Eu particularmente prefiro acreditar na palavra de Casey D'Andrea. Ele é o editor do site InDesign1200. Ele diagramou um arquivo de
14 páginas com os mais de 1200 atalhos de teclado que o InDesign possui.

O arquivo é organizadíssimo. Todo construído com camadas, possui uma camada para os atalhos padrão do InDesign CS3, outra com uma configuração especial feita e utilizada por ele, Casey, uma outra com os novos atalhos do CS3 e várias outras camadas com mais informações e dicas. Se preferir, utilize a versão PDF que também é organizada em camadas e possui todas as informações.

Os arquivos, para Mac ou PC, estão compactados no formato ZIP (IND e PDF juntos), e podem ser baixados nestes links: WINDOWS ou MAC.

sábado, 6 de setembro de 2008

:: Photoshop com um mestre americano












Em uma nova edição de um dos maiores eventos sobre Photoshop no Brasil, a revista Desktop traz para o Brasil, um dos nomes mais conhecidos em Photoshop no mundo, Jack Davis. Aproveite para ver as possibilidades infinitas na criação de imagens em um dia inteiro com um mestre do Photoshop.

A apresentação se realizará no dia 15 de setembro, em São Paulo, no Centro de convenções Rebouças. Para se inscrever ou obter mais informações, visite o site do evento: www.dtp.com.br/jack/.

Fundamental para quem trabalha com artes gráficas!


:: Prévia do InDesign CS4



















Confirmando os rumores de que uma nova versão de produtos seria lançada ainda esse ano, a Adobe anunciou para o dia 23 de setembro de 2008 uma apresentação via web das novidades do Adobe Creative Suíte 4, popularmente CS4. É aberta a todos e para assistir bastas clicar AQUI para inscrever-se.

Como acontece com todos os anúncios de novos softwares, essa nova versão está sendo anunciada como o "maior lançamento da história de produtos Adobe". Até o momento é apenas isso que se sabe. É esperar até o dia 23 para ver o que de novo vem por aí.

Fique atento aqui no InDesign.Brasil, assim que eu obter mais informações, publico.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

:: O que vem por aí
Estive na Drupa. Da Adobe o que vi de novo foi o Acrobat 9 que foi lançado dia 02 de junho. No estande da Quark eles estavam mostrando a nova versão do QuarkXpress 8.0. A nova versão agora faz um monte de coisas que o InDesign CS3 faz.

Mas o que quero comentar é o que podem ser novidades no CS4. Em fevereiro deste ano na InDesign Conference de Miami, Michael Ninness da Adobe fez uma demonstração de novas características multimídia, leia-se funcionalidades Flash, do ID CS4. Isso não me diz muito, mas sei de muita gente que vai gostar (o público da conferência aplaudia eufórico). Eu que não sou de multimídia acho que seria muito bom se tudo que não é para impressão, no momento da instalação, pudesse ser desativado. Mas a partir das versões CS tudo é instalado. Ficam lá ocupando espaço em disco mesmo que você nunca produza conteúdo multimídia no ID.

Mesmo não sendo para impressão é bem interessante e, para quem ainda não viu, coloco aqui um flash vídeo feito por alguém que estava na conferência para que vocês conheçam a exportação flash vídeo do ID CS4. O som é ruim, o vídeo fica fora de foco, mas dá para assistir. O vídeo mostra um painel para a criação de botões interativos. O resultado final é bem interessante.



Outra novidade é sobre interface. O blog do John Nack, funcionário da Adobe e um dos principais integrante da equipe de produção Photoshop (ele esteve aqui no Brasil no Photoshop Conference do ano passado), publicou uma nota muito interessante. Fala do Photoshop, mas parece que isso se aplicará a todos os produtos da nova suíte CS4. É sobre a unificação de interfaces. A idéia é ter uma interface mais ergonômica, pratica e unificada em todos os produtos.

Aparentemente essa nova interface já pode ser vista nos betas públicos do Fireworks e do Dreamweaver que foram colocados a disposição no site do Adobe Labs.

O flash vídeo abaixo exibe um pouco dessas novas interfaces. Repare nas abas na parte superior das janelas. Elas permitem a alternância direta entre todos os arquivos que estão abertos. Mais do que isso, funcionariam como painéis que poderiam ser arranjados da forma mais prática para o trabalho. Seria ótimo no ID. É muito chato quando se tem mais de um arquivo aberto. A única maneira de alternar entre os arquivos é ir ao menu Window e selecionando o arquivo pelo nome.

ps. Outra nota escrita de bem longe...

terça-feira, 15 de abril de 2008

:: Script Layout Zones
Se você leu a revista DESKTOP edição 103 já sabe qual é o assunto desta nota, e o link para download do script está aí embaixo. Se ainda não leu a revista, mas veio aqui no :: indesign.brasil :: para ver o que há de novo, prepare-se, esse script é incrível!

O Layout Zones foi escrito por Martinho da Gloria da Automatication e disponibilizado gratuitamente. Você também pode ter mais informações sobre o script com instruções de instalação e utilização no blog de Tim Cole's InDesign BackChannel. Tim Cole é um funcionário da Adobe que viaja o mundo fazendo demos de produtos, especialmente InDesign. Esse é o cara que tem contato direto com os engenheiros que estão desenvolvendo o programa, é o contato entre o usuário e o desenvolvedor.

O Layout Zone foi escrito em javascript, funciona em Mac e PC e apenas em InDesign CS3. Com ele instalado é possível selecionar uma área da publicação para compartilhar com outro diagramador. Em outras palavras, permite que mais de uma pessoa diagrame o mesmo arquivo ao mesmo tempo.

O processo é engenhoso, a área que vai ser compartilhada deve ser selecionada e, utilizando o script, transformada em outro arquivo de InDesign que fica vinculado com o arquivo original. Após o final da diagramação o arquivo é novamente incorporado ao arquivo original deixando de ser um vínculo. Apenas uma pequena limitação, a versão atual do script só funciona com a versão em inglês do InDesign.

Para baixar o script clique AQUI .

Como Instalar
Após o download, descompacte o script e copie para a pasta Scripts do InDesign. Não o coloque na pasta Scripts Panel, esse script é executado a partir do menu Edit, não aparece no painel Scripts.


Criar uma Zona de Layout
Selecione os objetos que serão compartilhados. Caso queira compartilha toda uma página, não é necessário selecionar nenhum objeto. Vá ao menu Edit > Layout Zone > Objects To InDesign Document. Na janela Options marque a opção Selection para objetos selecionados ou Objects in Page e determine a página para compartilhar toda uma página.


Se desejar que objetos travados (Locked) fiquem fora do compartilhamento, marque a opção Locked Objects. Caso contrário, mesmo objetos travados farão parte com compartilhamento de layout.

Mantenha marcada a opção Replace Objects With Document caso contrário será criado apenas uma cópia do conteúdo selecionado, sem vínculo com o arquivo original.

A opção Hanging Ascenders/Descenders é para os casos onde as ascendes ou descendentes dos caracteres ou a pontuação ficam para fora da caixa de texto. Elas podem ser ignoradas (Ignore), nesse caso as ascendentes ou descentes serão cortadas na página e só aparecerão novamente quando o arquivo for reinserido no arquivo original; Incluídas na página (Include in Page) neste caso a caixa de texto será ampliada para incorporar as ascendentes ou descendentes; ou incluídas como sangria (Include As Bleed) o padrão que cria automaticamente uma área de sangria. Utilize essa opção, é a mais prática.

Salve o layout
Após clicar OK e salvar um novo arquivo será criado e poderá ser editado por outro usuário. Note que no painel de vínculos (Links) do arquivo original são criados os vínculos para o arquivo que foi gerado.

Volta para o original
Para essa operação, selecione a referência do arquivo que ficou na página original e abra o painel de vínculos (Links). Note que, se o arquivo foi editado, um aviso de que é necessário uma atualização de vínculo será exibido no painel. Clique no botão de atualização (Update Link) na parte de baixo do painel para atualizar o vínculo.

Ao ser atualizado o vínculo o arquivo exibirá as alterações que foram feitas pelo outro usuário, mas ainda está sendo tratado como um arquivo vinculado. Para incorporá-lo ao arquivo original, mantenha-o selecionado e vá ao menu Edit > Layout Zone > Linked InDesign Page to Objects.

Na janela Document To Objetcs, a opção As in Original, restabelece o layout original. A opção Use Original Layers Order recoloca os objetos nas mesmas camadas de onde foram tirados. A opção As a Group coloca os objetos agrupados e Paste Into Selected Frame importa a área editada e a coloca dentro do frame, caso o tamanho da área tenha sido alterado. Genial!

ps. Nota escrita de bem longe...

domingo, 23 de março de 2008

:: Ferramenta para o Text Wrap

Olá pessoal. Faz tempo que não escrevo, desde janeiro! Estou trabalhando em um grande projeto de migração para InDesign. Tenho viajado muito, meu tempo está totalmente tomado. Estou aproveitando o feriado da sexta-feira santa para escrever esta nota. Entre um pedaço de chocolate e outro vou tentar também responder a enorme quantidade de e-mails que tenho recebido. Se você me escreveu, tenha um pouco de paciência, uma hora eu respondo!

Achei outro script muito útil na web, o WrapNudger. Ele não é exatamente gratuito, é o chamado “DonationWare”. Você faz o download, utiliza e, se achar que é útil, faz uma “doação” ao autor. Em minha opinião, especialmente para quem utiliza muito o Text Wrap, é uma ferramenta indispensável e a doação é um incentivo para que o autor continue a produzir ferramentas que facilitam o nosso dia-a-dia.

O WrapNudger dá muito mais mobilidade para trabalhar o espaçamento entre o texto e o objeto quando se utiliza o Text Wrap. Ele ajuda a eliminar os espaços irregulares que ficam de um dos lados do objeto, principalmente quando se utiliza texto alinhado à direita ou à esquerda. O WrapNudger possui um painel onde é possível expandir ou aproximar o texto do objeto, sem a necessidade de alterar manualmente - com as ferramentas de seleção e a caneta - o formato do contorno.

O script foi escrito por um especialista em automação editorial, Dave Saunders. O procedimento de instalação é o mesmo de qualquer outro script, fazer o download, descompactar e colocar na pasta de scripts que o WrapNudger aparecerá no painel de Scripts. Para fazer o download é só ir até a página de download da PDS Associates e baixar o script. No mesmo site você pode encontrar mais informações sobre a utilização do WrapNudger. O script pode ser utilizado com qualquer formato de texto de contorno.

Utilizando apenas a paleta Text Wrap, o controle sobre a área de contorno é muito genérica, macro. Utilizando o WrapNudger é possível alterar qualquer uma das distâncias, fazendo ajustes finos sem a necessidade de ter que recorrer à ferramenta de seleção direta. É possível alterar as distâncias sem ter que ficar selecionando ponto individualmente.

Utilizando o WrapNudger, é possível deslocar laterais individuais. Também é possível alterar o tamanho da área de contorno como um todo. Para isso utilize os dois botões à direita do painel (o da parte superior aumenta a área de contorno, o da parte inferior reduz).

Quando utilizar esses botões, antes selecione um dos pontos de referência (proxy) no painel de controle (barra na parte superior da janela do InDesign). O ponto proxy é a referência, o ponto fixo, para a ampliação ou redução do contorno.

O menu suspenso na parte de baixo dos botões permite definir qual medida será utilizada para deslocar, ampliar ou reduzir o contorno. O menu da esquerda, também na parte de baixo do painel, permite selecionar se o que vai ser deslocado é a área de contorno ou o objeto. No caso de deslocar o objeto, a área de contorno fica fixa e o objeto se movimenta.

domingo, 27 de janeiro de 2008

:: Truques rápidos
Definitivamente o InDesign não é mais novidade nem uma ferramenta utilizada por umas poucas pessoas. Hoje já se tornou o padrão para produção editorial. Como tenho visto muita gente utilizando tanto o CS2 como o CS3 sem aproveitar algumas facilidades de troca de ferramentas, vou dar umas dicas que acho geniais e que facilitam muito o dia-a-dia.

Caixa de texto
- Com a ferramenta de Seleção (seta preta) ou a de Seleção Direta (seta branca), basta um duplo clique sobre uma caixa de texto para que o mouse mude para o cursor de texto.

- Com ferramenta de Texto, um duplo clique sobre qualquer caixa, transforma a caixa em uma caixa de texto. Para quem não gosta dessa característica, no CS3 é possível desativá-la, basta ir às Preferences, na área Type e desmarcar a opção Type Tool Converts Frames to Text Frames.

- Quando se está escrevendo em um caixa de texto, pressionar a tecla ESC, muda o mouse para a ferramenta de seleção e mantém a caixa selecionada.

Caixa de imagem
Para alternar entre as ferramentas de Seleção, que permite interagir com a caixa, e a ferramenta de Seleção Direta, que permite interagir com o conteúdo da caixa, basta um duplo clique sobre a caixa de imagem e o cursor muda automaticamente. Cada duplo clique alterna entre a ferramenta de Seleção e a de Seleção direta.

Seleção
Control /Command + A seleciona todo o conteúdo.
Control /Command + Shift + A elimina todas as seleções.


:: Update 5.02

Foi liberado essa semana um novo update para o InDesign CS3. Para fazer o download da versão para Mac, clique AQUI . Para download da versão para Windows, AQUI. Se desejar saber o que foi corrigido, clique AQUI para ir para a página com o arquivo que explica as correções.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

:: Apostila de InDesign CS3
Recebo muitos e-mails com perguntas sobre apostilas de InDesign CS3 em português. Não possuo uma apostila que possa ser disponibilizada aqui no blog, mas a Adobe disponibiliza o manual completo e em português. O manual é prático e bem distribuído, funcionando como um guia para quem quer aprender a utilizar o InDesign CS3. É bem dividido e organizado, cobrindo praticamente todas as funcionalidades do programa, desde uma introdução até um comparativo com os atalhos de teclado do PageMaker. Pode ser consultado na web via browser, ou baixado no formato PDF para consulta off-line. Para consulta via web clique AQUI. Para fazer o download da versão PDF, clique AQUI com o botão da direta (Control + clique no Mac) e escolha a opção Salvar Link Como.

Até 2008, Boas Festas!

terça-feira, 27 de novembro de 2007

:: Mescla de dados [Data Mege]
Tenho recebido vários e-mails sobre com fazer a importação automática de imagens e texto a partir de uma base de dados. Existem vários plug ins que permitem conectar o InDesign a uma base de dados. Apenas utilizando o In
Design é possível, utilizando o painel Data Merge, fazer a importação e montagem de páginas a partir de um arquivo CSV exportado do Excel. É o mesmo recurso que já existia no “falecido” PageMaker e facilita muito a montagem, dependendo do trabalho, de tarefas repetitivas de diagramação. A seguir um passo-a-passo de como construir um catálogo para venda de veículos.

1. Organize um arquivo Excel em colunas. Cada coluna corresponderá aos dados dos objetos (texto ou imagem) que serão importados automaticamente para as páginas. Por exemplo:

2. Na coluna que faz referência às imagens deve estar descrito, além do nome da imagem, também a localização física no disco rígido. Note que para arquivos diagramados em PC os diretórios são separados por barras (\) e nos arquivos que são diagramados em Mac os diretórios são separados por dois pontos (:).

Caminho das imagens em um Macintosh.

Caminho das imagens em um PC.


3. Após organizar a planilha, ela deve ser salva no formato CSV (Comma delimited), onde os dados são separados apenas por vírgula.

4. Após salvar no formato CSV, deve-se acrescentar um sinal de arroba (@) na frente do nome da coluna de imagens.

5. No InDesign, abra o painel Data Merge, menu Window > Automation > Data Merge.

6. No menu do painel Data Merge, selecione a opção Select Data Source e localize o arquivo CSV gerado anteriormente.

7. Após o carregamento do arquivo CSV a paleta exibirá todos os campos (colunas) que podem ser importados para o InDesign.

8. No InDesign, crie o modelo de diagramação onde serão inseridos os dados.


Arte modelo ainda sem aplicação das tags. Note que nos campos código e preço existem duas palavras. Apenas uma delas será convertida em tag.

9. Aplique os tags na caixa de imagem e no texto. A aplicação dos tags é uma operação similar à aplicação de estilos, selecione a palavra e clique no nome da tag correspondente no painel Data Merge.

Arte modelo já com aplicação das tags. Note que nos campos código e preço apenas um das palavras foi transformada em tag. A caixa de imagem também exibe o tag .

10. Após a aplicação do tags, clique no campo Preview no painel Data Merge para verificar se a correlação dos campos está corretamente configurada.

11. Após a aplicação dos tags, configure as opções de preenchimento das páginas. Selecione no menu do painel Data Merge a opção Create Merged Document.

12. Na aba Records, marque a opção All Records para que todas as informações contidas no arquivo CSV sejam lidas. No campo Records per Document Page, selecione no menu a opção Multiple Records. Marque a opção Generate Overset Text Report with Document Creation para que seja exibido um aviso de estouro de texto caso isso ocorra em alguma caixa. Marque também Alert When Images Are Missing para exibir um alerta para as imagens que não foram encontradas.

13. Na aba Multiple Record Layout, em Margins defina as margens do documento. Os campos Layout Records e Spacing definem o espaço entre uma ocorrência e outra (cada um dos elementos – no caso anúncios de venda de carros – que serão criados na página). Em Layout of Records, determine se primeiro serão criadas as linhas (Rows First) ou as Colunas (Columns First). Em Spacing defina o espaço entre as colunas (Between Columns) e o espaço entre as linhas (Between Rows).

Esses espaços serão definidos a partir do layout que foi criado para o anúncio, portanto deve ser feito um cálculo, antes de determinar esses espaços, para saber quantos anúncios serão aplicados por página.


14. Na aba Options determine como as imagens importadas serão posicionadas nas caixas. No campo Fitting selecione a opção Fill Frames Proportionally para que as imagens preencham as caixas proporcionalmente. Marque Center In Frame para que a imagem seja centralizada e Link Images para fazer o vínculo com o arquivo. Marque Remove Blank Lines for Empty Fields para que os campos que não possuam informação sejam automaticamente removidos.

15. Clique OK para criar o documento.


segunda-feira, 22 de outubro de 2007

:: Um ano no ar!
Que correria! Dia 27 de setembro de 2007 o :: InDesign.Brasil :: completou um ano no ar e nem tive tempo de escrever um nota para comemorar! Da vontade de ficar escrevendo estatísticas sobre o blog (são mais de 38.000 visitas!), mas você não veio até aqui para ler estatísticas, veio atrás de informação sobre InDesign, editoração eletrônica e artes gráfica, então vamos lá!

:: Fontes
A Adobe lançou o novo Font Folio 11. Segundo o site são 2.300 fontes, 170 delas novas, todas no formato OpenType. Ainda não tive acesso a um CD, não sei dizer se, como na versão anterior, existe também a versão PostScript das fontes. Uma novidade legal é que o catálogo em formato PDF está disponível para download. Ele pode ser baixado diretamente do Bridge Home ou, se preferir, clique no link abaixo com o botão direito do mouse (Control + clique no Mac) e selecione a opção Save Link As para baixar o PDF do catálogo. Para baixar via Bridge selecione, no canto superior esquerdo, a opção Bridge Home (é necessário estar conectado na internet). A janela central exibirá uma página da Adobe onde estão listadas várias dicas e novidade, uma delas é o catálogo do Font Folio. Clique no link Adobe Font Folio At a Glance (15Mb), o browser será carregado e um arquivo PDF do catálogo será aberto. Após carregar todas as páginas, basta salvar o arquivo para a sua máquina para ter o catálogo à disposição para pesquisar fontes. O layout do catálogo não é muito bom, as páginas têm um fundo colorido que atrapalha um pouco a leitura, mas pelo menos desta vez não é preciso pagar US$25 para ter o catálogo. Para baixar o catálogo de fontes clique AQUI.


:: Fontes II - catálogo de fontes instaladas
O :: InDesign.Brasil :: fez aniversário e ganhou um presente. Um amigo, Carlo Cubas [automacao@cubas.org] que, além de conhecer tudo de artes gráficas, também é craque em programação, criou um script que gera, a partir do InDesign CS3 (Mac ou PC), um catálogo das fontes instaladas. A instalação é muito simples, basta copiar o arquivo CatalogoFontesCS3.jsxbin para a pasta \Adobe InDesign CS3\Scripts\Scripts Panel\Samples. Para rodar o script vá ao menu Window > Automation > Scripts. O script CatalogoFontesCS3 estará localizado dentro da pasta Samples. Dê um duplo clique, aparecerá uma janela pedindo o início e o fim do seu catálogo. Esses números representam a quantidade de fontes instaladas. É recomendável selecionar pouca fontes por vez, em torno de 50, para que o programa não fique muito tempo processando o catálogo. Para baixar o script, clique AQUI . Ficará disponível para download durante 30 dias, se você não baixou durante esse período, me envie um e-mail.

A janela de seleção da quantidade de fontes do catálogo.

segunda-feira, 17 de setembro de 2007




InDesign Conference Brasil 2007

Prepare-se! Nos dias 01 e 02 de Outubro, imersão total de dicas, técnicas e truques de InDesign. E, se ainda não for suficiente, dois dias completos de dicas, técnica e truques com tudo sobre o Creative Suite 3!

O Creative Solutions Conference e InDesign Conference 2007 terá com um conteúdo de 42 tutoriais diferentes, apresentados pelos melhores profissionais do país. Confira toda a programação no site www.creativeconference.com.br. Creative Solutions Conference e InDesign Conference, o principal evento sobre softwares Adobe da América Latina.

Desconto - Quem ligar para se inscrever e disser que viu o anúncio aqui no blog vai ter um desconto de 7%! Mande um e-mail para a Claudia [cursos@dtp.com.br], ou telefone: [11] 4022.8584.

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Library turbinada
Quem me conhece ou já me viu em algum treinamento sabe que sou fã do Bridge. Ele possui ferramentas que facilitam muito a localização, classificação e importação de imagens para um layout de InDesign. Mas, tenho que admitir, é pesado! Em máquinas lentas fica impraticável trabalhar com o Bridge. Ele exige um mínimo de 1 GB de RAM para rodar. Para os casos onde o Bridge mais dificulta do que ajuda, a boa e “leve” Library [File > New > Library] faz muito bem parte do trabalho. Ela tem algumas limitações quando comparada com o Bridge, uma delas é que, para carregá-la de elementos, é necessário ir importando uma a uma as imagens ou objetos que farão parte da biblioteca. Para facilitar esse processo um script gratuito de um site que já foi citado aqui no blog resolve isso. O Image Library Loader pode ser baixado no endereço www.rorohiko.com. Existem versões para Mac OX e Windows e funciona nas versões CS, CS2 e CS3. Faça o download e siga as instruções de instalação. Ao carregar o InDesign, um novo menu chamado API estará disponível na barra de menus, à direita do menu Help. Clique e selecione a opção ImageLibraryLoader > Add To Image Library, indique o diretório onde estão as imagens e pronto, uma library será criada e todas as imagens serão carregas automaticamente. Para posicionar uma imagem no layout basta clicar sobre a imagem na Library e arrastar para a página. O link é criado corretamente na paleta Links.











Biblioteca carregada com o script Image Library Loader.

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Treinamentos


A DTP está promovendo uma série de treinamentos em várias cidades do Brasil. Os temas são os seguintes: InDesign, Photoshop, Illustrator, Acrobat, Tratamento de imagens, PDF/X ­- Arquivos Seguros, Construção de arquivos para pré-impressão, Gerenciamento de cor, Potoshop - Dicas & Truques, InDesign - Técnicas Avançadas. Para obter mais informações, visite o site da DTP [www.dtp.com.br], mande um e-mail para a Claudia [cursos@dtp.com.br], ou telefone: [11] 4022.8584. A equipe de instrutores: Vitor Vicentini, Alexandre Keese, Getulino Pacheco, Ricardo Minoru e André Borges.

domingo, 15 de julho de 2007

Visita ilustre!
Voltei. Depois de um período trabalhando sem parar, finalmente consegui colocar a correspondência do :: InDesign.Brasil :: em dia. Desculpem-me quem escreveu e só recebeu a resposta agora.

Nesse meio tempo tive uma visita ilustre aqui no blog: Anne-Marie Concepcion! Para quem não a conhece, Anne-Marie é autora, juntamente com David Blatner, do blog InDesignSecrets [InDesignSecrets.com], sem dúvida nenhuma uma das melhores fontes de informações sobre InDesign. Tive o prazer de conhecê-los pessoalmente em janeiro deste ano no treinamento que foi ministrado na sede da Adobe em San Jose, EUA.


Ela fez uma observação sobre a minha última postagem, sobre a possibilidade de ter a visualização de fontes diretamente no texto. Mesmo sem a paleta Character é possível visualizar as fontes. Selecione a caixa de texto com a ferramenta de seleção (setinha preta) e, com a caixa selecionada, mude para ferramenta de texto. Dessa forma a paleta Control muda para as características de texto e permite a trocar de fonte sem a necessidade de selecionar o texto.

Muito obrigado Anne-Marie!


Livro
Para quem se interessa por tipografia, gostaria de sugerir um livro. Encontrei-o na livraria Cultura aqui em São Paulo. É uma edição espanhola, Tipografía – función, forma y diseño, de Phil Baines e Andrew Hastam (223 páginas). Para quem gosta do assunto é indispensável, traça um histórico da tipografia desde seu aparecimento e função, até os tipos eletrônicos que utilizamos hoje. Vale a pena pelo menos uma passadinha na livraria para folhear essa obra de referência. Para quem não é de São Paulo, pode obter informações pelo site da livraria [www.livrariacultura.com.br]. Para quem prefere em inglês, encontrei também no site da Amazon.


domingo, 3 de junho de 2007

Paleta Character
Muito trabalho! Nem tenho tido tempo de escrever aqui no :: InDesign.Brasil ::. Aproveito a demora aqui no aeroporto do México para escrever essa nota. Até a minha matéria para a revista DTP (www.dtp.com.br) enviei atrasada. Tem gente querendo me “matar”! Pati, publicamente, lhe peço desculpas novamente! :) (Também peço paciência a quem tem me escrito e não tenho respondido. Logo respondo.)

Quero falar da paleta Character (Type > Character). Acompanhei recentemente uma discussão em uma lista americana sobre InDesign em que alguns usuários defendiam que essa paleta fosse retirada do programa porque ela é redundante. Os que defendiam a sua eliminação alegavam que pode-se fazer toda a configuração de texto utilizado-se a paleta Control, aquela que fica no alto da tela. Isso é verdade, a configuração de texto pode ser feita, mas a paleta Character permite coisas que são impossíveis de se fazer com a paleta Control, duas eu particularmente acho muito praticas: configurar o texto sem ter que selecioná-lo com a ferramenta de texto e experimentar a visualização da fonte no texto real sem também que ele esteja selecionado com aquela “tarja” preta.

Para utilizar estas características, com a ferramenta de seleção (setinha preta) selecione uma caixa de texto. A caixa não pode ter o fluxo seguindo para outra caixa. A caixinha de saída de texto (quadradinho no canto inferior direito) deve estar vazio ou com um sinal de “+” vermelho. Repare que a paleta de controle muda para as opções de objeto, não há nenhuma opção de fonte ou estilo de fonte. Abra a paleta Character (Control/Command + T). Mesmo com a caixa selecionada como objeto, os menus de fonte e estilo de fonte da paleta Character continuam ativos. Se o menu de estilo de fonte estiver em branco, significa que existe alguma variação de estilo na caixa de texto, uma palavra em bold ou italic, por exemplo. Clique no menu de fontes e altere a fonte. Todo o texto da caixa é alterada.

Agora, o que para mim é o melhor de tudo, mantenha a caixa de texto selecionada e clique no menu de fonte, não na setinha, no nome da fonte, sem seleciona-lo. O cursor deve ficar piscando próximo ao nome. No teclado, pressione as setas direcionais (setinhas para cima e para baixo) para alternar entre as fonte. Isso é muito melhor que o Preview de fonte do InD, permite que se visualize a fonte no texto real. Perfeito para se configurar títulos. Isso funciona em qualquer versão do InDesign, inclusive na nova CS3.

Só mais uma coisinha, ninguém na briga sobre remover ou não a paleta Character do InDesign falou dessas possibilidades. Até aproxima.

quarta-feira, 9 de maio de 2007

Adobe Paragraph Composer
O InDesign, desde sua primeira versão, possui um mecanismo de composição de texto chamado Adobe Paragraph Composer (nas versões 1 e 2 era chamado de Multiline Composer). O paragraph composer é ativado por padrão e determina como a hifenização dos parágrafos será feita. Diferente dos outros softwares que ao fazer a hifenização analisam apenas uma linha de cada vez, o paragraph composer faz uma análise de todo o parágrafo para determinar as quebras das palavras. As quebras são determinadas pelo dicionário definido na paleta Character. Este método de hifenização produz parágrafos de texto muito mais uniformes, sem espaços irregulares entre as palavras.
Ocorre que esse método de hifenização deixa muita gente maluca, principalmente quando se está fazendo ajustes em uma última prova e, ao editar uma palavra, pode ocorrer que o texto seja recomposto, acima e abaixo do ponto onde o texto foi alterado. Mesmo que as novas quebras efetuadas com a alteração estejam corretas, alguns usuários se sentem inseguros e passam a rever todo o parágrafo para verificar se tudo está corretamente hifenizado.
Se você é um desses usuários, existe uma maneira de configurar o InDesign para que ele funcione com os outros softwares, ou seja, faça a hifenização analisando apenas linha por linha. Dessa forma, quando uma alteração for feita, apenas do ponto de onde foi editado poderá ocorrer alterações.
Para alterar a configuração padrão faça mudança em dois locais. Antes de iniciar qualquer trabalho, ainda sem nenhum documento aberto, vá ao menu Type > Paragraph. Na paleta Paragraph, clique no menu da paleta (pequena seta no canto superior direito) e mude a configuração de Adobe Paragraph Composer para Adobe Single-line Composer. E, quando estiver criando um estilo de parágrafo, na opção Justification, também mude para Adobe Single-line Composer na opção Composer.
Mesmo com o paragraph composer desligado o InDesign ainda apresentará uma mancha de texto muito mais uniforme que os outros softwares de editoração.

domingo, 22 de abril de 2007

:: Arquivos de InDesign no servidor
Ultimamente tenho recebido várias consultas sobre a utilização de InDesign em rede. A minha recomendação para esse tipo de utilização, com InDesign ou qualquer outro software, é sempre trabalhar localmente. Independente da modernidade ou velocidade de sua rede, quando o trabalho é feito via rede, com o arquivo original no servidor, todas as vezes que é acionado o comando Save ou Save As, um comando é enviado até o servidor para atualizar o arquivo original. As variáveis nesse caso são muitas, mas a mais comum é ter a rede sobrecarregada de tráfego, e o menor mal será uma demora considerável no retorno da ação desse comando. O pior dos casos, e pela quantidade de e-mails que tenho recebido parece o que está acontecendo, é a perda de dados, o arquivo ser danificado.

O servidor é perfeito para não haver a duplicidade de arquivos, mas só utilize o arquivo no servidor apenas se a sua rede for dedicada. Não dá para usar uma rede compartilhada por toda a empresa, ainda mais na era da internet, onde a rede é acionada o tempo todo. A melhor maneira de trabalhar nesses casos é, abrir o arquivo a partir do servidor e salvar uma cópia na máquina local para o trabalho. Ao final, salvar uma cópia no servidor. Dessa forma, além de ser mais seguro, uma cópia de segurança ficará guardada na máquina do usuário. Apenas tome muito cuidado, esse trabalho tem que ser meticuloso e o critério de salvar a versão final no servidor tem que ser seguido à risca para que não comecem aparecer várias versões do mesmo arquivo!

Alguém me deu uma dica (não fiz testei, não trabalho com arquivos em rede) de que utilizar o Adobe Dialog reduz a quantidade de arquivos danificados. Acho isso pouco provável, a janela de diálogo da Adobe apenas substitui a janela do Windows, não tendo nenhuma função técnica ou de segurança. Para quem quiser utilizar o Adobe Dialog, basta clicar no botão Use Adobe Dialog na janelas de abertura e importação de arquivos. Quem começar a utilizar o Adobe Dialog e sentir alguma mudança, compartilhe conosco aqui no
:: InDesign.Brasil ::

Abaixo as duas janelas de diálogo, à esquerda a do sistema operacional, à direita a da Adobe. A do sistema operacional tem a vantagem de exibir uma miniatura (não de todos os formatos) do arquivo que está sendo importado.



domingo, 8 de abril de 2007

:: InDesign CS2 – Update
Um dia após o anúncio do lançamento a versão CS3 no dia 27 de março, a Adobe disponibilizou o download de um update para versão CS2. Diferente do que algumas pessoas pensam, os updates são sempre necessários, são desenvolvidos para corrigir bugs ou para atualizar e compatibilizar o programa com as novas versões de aplicativos ou formatos de arquivos. É sempre recomendável fazer os udpates.

Entre as muita atualizações e correções esse update atualiza o InDesign CS2 para abrir arquivos produzidos a nova CS3 quando exportados para o formato InDesign Interchange (para saber todas as alterações e correções, leia o arquivo Readme no formato PDF que pode ser visualizado clicando aqui). O update também corrige um irritante bug na utilização do Colour Picker (seletor de cores). O Colour Picker é uma maneira rápida de criar cores, para abri-lo, basta um duplo clique nas amostras de cor ou de fio de contorno na parte de baixo da paleta de ferramentas. Antes desse update era impossível utilizar essa ferramenta porque as cores criadas eram sempre salvas no espaço de cor RGB. Agora - depois de 2 anos -, finalmente ele funciona como no Photoshop e no Illustrator, ao abrir o seletor de cores, determine a mistura de cores nos campos CMYK e clique em OK para aplicar a cor no objeto selecionado ou Add CMYK Swatch para adicioná-la à paleta Swatches (amostras). Ainda não fiz testes no Macintosh, mas imagino que também deva funcionar. Para fazer a atualização vá ao menu Help e selecione a opção Updates, ou clique aqui para ir à página de download da Adobe.

quinta-feira, 29 de março de 2007

:: InDesign CS3
Finalmente podemos falar sobre isso! Foi anunciado oficialmente no dia 27, terça-feira passada, o novo InDesign CS3 (juntamente com as novas versões dos outros softwares que compõem as Suítes: Photoshop, Illustrator, Flash, etc.). Devem estar disponíveis para os usuários em aproximadamente 40 dias. A nova versão está cheia de novidades, venho testando-a há três meses. Além de novas características, pequenas implementações em ferramentas antigas agilizam muito o trabalho.

ALGUMAS DAS NOVIDADES:

Interface – remodelada igual à do Photoshop CS3. As paletas – agora chamadas de painéis – podem ser reduzidas a ícones, itens dos menus podem ser ocultados ou colorizados (como no Photoshop CS2). Todas essas configurações podem ser salvas em um workspace.

Importação de arquivos – é possível importar vários arquivos de uma única vez, imagens, texto e até mesmo arquivos de InDesign. Depois de importados, os arquivos aparecem em miniaturas no cursor e é possível escolher qual arquivo (imagem ou texto) será aplicada.

Tabelas – é possível trabalhar com estilos de tabelas e células, além de manter ativo o link com uma planilha Excel sem perder a formatação na atualização.

Transparência – os atributos de transparência podem ser aplicados independentemente nos objetos, por exemplo, um box de texto pode ter uma transparência diferente para o preenchimento, para o contorno e para o texto.

Efeitos – uma janela de aplicação de efeitos similar à do Photoshop permite aplicar bevel e emboss, Inner Shadow, Inner/Outer Glows e Gradient Feather.

Variáveis – determine uma variável de texto para produzir automaticamente um chapéu diferente para cada página da publicação. Muito útil para dicionários, listas, etc.

Localizar e trocar – A ferramenta de localização e troca foi muito melhorada. Agora é possível pesquisar em camadas, em camadas travadas e nas páginas mestras. Também é possível fazer pesquisa por expressões regulares (GREP) e por atributos de objetos. Por exemplo, é possível mandar localizar uma cor e substituir por outra.

Ferramentas – Agora, quando se está ajustando o corte de uma imagem, para alternar entre as ferramentas de seleção (seta preta) e a de seleção direta (seta branca), bastam dois cliques sobre a imagem.

Essas são apenas algumas das novidades. Aos poucos, entre um mensagem e outra sobre InDesign CS2, vou comentando com mais detalhes as novas características do InDesign CS3. Apenas uma recomendação: assim que ficar disponível no site da Adobe a versão para testes, faça o download e experimente. Você não vai se arrepender!