domingo, 3 de junho de 2007

Paleta Character
Muito trabalho! Nem tenho tido tempo de escrever aqui no :: InDesign.Brasil ::. Aproveito a demora aqui no aeroporto do México para escrever essa nota. Até a minha matéria para a revista DTP (www.dtp.com.br) enviei atrasada. Tem gente querendo me “matar”! Pati, publicamente, lhe peço desculpas novamente! :) (Também peço paciência a quem tem me escrito e não tenho respondido. Logo respondo.)

Quero falar da paleta Character (Type > Character). Acompanhei recentemente uma discussão em uma lista americana sobre InDesign em que alguns usuários defendiam que essa paleta fosse retirada do programa porque ela é redundante. Os que defendiam a sua eliminação alegavam que pode-se fazer toda a configuração de texto utilizado-se a paleta Control, aquela que fica no alto da tela. Isso é verdade, a configuração de texto pode ser feita, mas a paleta Character permite coisas que são impossíveis de se fazer com a paleta Control, duas eu particularmente acho muito praticas: configurar o texto sem ter que selecioná-lo com a ferramenta de texto e experimentar a visualização da fonte no texto real sem também que ele esteja selecionado com aquela “tarja” preta.

Para utilizar estas características, com a ferramenta de seleção (setinha preta) selecione uma caixa de texto. A caixa não pode ter o fluxo seguindo para outra caixa. A caixinha de saída de texto (quadradinho no canto inferior direito) deve estar vazio ou com um sinal de “+” vermelho. Repare que a paleta de controle muda para as opções de objeto, não há nenhuma opção de fonte ou estilo de fonte. Abra a paleta Character (Control/Command + T). Mesmo com a caixa selecionada como objeto, os menus de fonte e estilo de fonte da paleta Character continuam ativos. Se o menu de estilo de fonte estiver em branco, significa que existe alguma variação de estilo na caixa de texto, uma palavra em bold ou italic, por exemplo. Clique no menu de fontes e altere a fonte. Todo o texto da caixa é alterada.

Agora, o que para mim é o melhor de tudo, mantenha a caixa de texto selecionada e clique no menu de fonte, não na setinha, no nome da fonte, sem seleciona-lo. O cursor deve ficar piscando próximo ao nome. No teclado, pressione as setas direcionais (setinhas para cima e para baixo) para alternar entre as fonte. Isso é muito melhor que o Preview de fonte do InD, permite que se visualize a fonte no texto real. Perfeito para se configurar títulos. Isso funciona em qualquer versão do InDesign, inclusive na nova CS3.

Só mais uma coisinha, ninguém na briga sobre remover ou não a paleta Character do InDesign falou dessas possibilidades. Até aproxima.

4 comentários:

Anônimo disse...

I hope you can translate this from English to Portuguese:

You CAN do what you describe from the Control palette. Select a text frame (one or many) with the Selection tool, then switch to the Type tool. The text frames are still selected but the Control palette shows the text formatting commands. Changes you make here apply to the text in the selected frames, exactly as you described for the Character palette.

;-)
Anne-Marie Concepcion
Co-host, InDesignSecrets.com

Alexandre Giesbrecht disse...

Olá, Vítor. Conheci o Blog hoje, por meio do InDesignSecrets.com. Aí apareci para fazer meu primeiro comentário, e a Anne-Marie antecipou-se a mim no que eu iria dizer! :) Não sei se eu defenderia o fim da paleta Character, mas eu nunca precisei dela, mesmo para os dois fins que você citou, a não ser nas duas primeiras versões do programa.

Aliás, aproveito para traduzir o texto da Anne-Marie:

"Você PODE fazer o que você descreve a partir da paleta Control. Selecione uma caixa de texto (uma ou mais) com a ferramenta de seleção, então mude para a ferramenta Texto. As caixas de texto continuam selecionadas, mas a paleta Control mostra os comandos de formatação de texto. As mudanças que você fizer aqui serão aplicadas no texto dentro das caixas selecionadas, exatamente como você descreveu em relação à paleta Character."

Vitor Vicentini disse...

Anne Marie,
It is an honor to have you!
Thanks For the contribution
Regards,
Vitor

Vitor Vicentini disse...

Alexandre,
Obrigado. Depois de algum tempo, volto para o blog. Vou postar sobre esse assunto.
abs,
Vitor