A DTP está promovendo uma série de treinamentos em várias cidades do Brasil. Os temas são os seguintes: InDesign, Photoshop, Illustrator, Acrobat, Tratamento de imagens, PDF/X - Arquivos Seguros, Construção de arquivos para pré-impressão, Gerenciamento de cor, Potoshop - Dicas & Truques, InDesign - Técnicas Avançadas. Para obter mais informações, visite o site da DTP [www.dtp.com.br], mande um e-mail para a Claudia [cursos@dtp.com.br], ou telefone: [11] 4022.8584. A equipe de instrutores: Vitor Vicentini, Alexandre Keese, Getulino Pacheco, Ricardo Minoru e André Borges.
quarta-feira, 18 de julho de 2007
domingo, 15 de julho de 2007
Voltei. Depois de um período trabalhando sem parar, finalmente consegui colocar a correspondência do :: InDesign.Brasil :: em dia. Desculpem-me quem escreveu e só recebeu a resposta agora.
Nesse meio tempo tive uma visita ilustre aqui no blog: Anne-Marie Concepcion! Para quem não a conhece, Anne-Marie é autora, juntamente com David Blatner, do blog InDesignSecrets [InDesignSecrets.com], sem dúvida nenhuma uma das melhores fontes de informações sobre InDesign. Tive o prazer de conhecê-los pessoalmente em janeiro deste ano no treinamento que foi ministrado na sede da Adobe em San Jose, EUA.
Ela fez uma observação sobre a minha última postagem, sobre a possibilidade de ter a visualização de fontes diretamente no texto. Mesmo sem a paleta Character é possível visualizar as fontes. Selecione a caixa de texto com a ferramenta de seleção (setinha preta) e, com a caixa selecionada, mude para ferramenta de texto. Dessa forma a paleta Control muda para as características de texto e permite a trocar de fonte sem a necessidade de selecionar o texto.
Muito obrigado Anne-Marie!
Para quem se interessa por tipografia, gostaria de sugerir um livro. Encontrei-o na livraria Cultura aqui em São Paulo. É uma edição espanhola, Tipografía – función, forma y diseño, de Phil Baines e Andrew Hastam (223 páginas). Para quem gosta do assunto é indispensável, traça um histórico da tipografia desde seu aparecimento e função, até os tipos eletrônicos que utilizamos hoje. Vale a pena pelo menos uma passadinha na livraria para folhear essa obra de referência. Para quem não é de São Paulo, pode obter informações pelo site da livraria [www.livrariacultura.com.br]. Para quem prefere em inglês, encontrei também no site da Amazon.