quarta-feira, 19 de agosto de 2009

:: Sombra de gravidade - por Patricia Guarnelli

Olá pessoal, o que mais trabalhamos dentro do ID são textos, criamos blocos e blocos de texto. Para sair um pouco dessa monotonia, quando trabalhamos com títulos, subtítulos e aberturas, podemos abusar um pouco e aproveitar dos efeitos que o InDesign oferece. Sendo assim segue uma dica usando o efeito de gravidade que é muito pouco usado pelos usuários. Vamos criar uma sombra para passar a idéia de algum objeto grande, ou também para criar a ilusão de uma realidade de 3D a uma mídia 2D.


Para começar, coma ferramenta Rectangle Frame crie uma caixa retangular. Faça com um tamanho que possa receber todo o texto, incluindo a sombra.


Utilizando a ferramenta Type on a Path clique e arraste o cursor da ponta superior esquerda até a ponta superior direita da caixa. “Eu gosto de partir dos pontos superiores horizontalmente”. Parece estranho, mas eles parecem fluir melhor dessa forma.



Caso a primeira vez não tenha dado certo, você pode ajustar o posicionamento utilizando da ferramenta Direct Selection (seta branca). Basta selecionar as alças do texto e posicioná-las na posição e tamanhos desejados.


Em seguida, escreva o texto e alinhe ao centro. Utilize fontes sem serifas, com desenhos retos para que não ultrapassem a linha de base e, para melhorar o efeito, coloque-as em caixa alta para ficar mais harmônico.


Com a ferramenta de Seleção (seta preta) selecione a caixa e certifique-se de que o ponto selecionado na Referências de pontos seja o superior da esquerda.


Em seguida, vamos duplicar a caixa. Podemos utilizar o menu Edit > Duplicate, ou copiar e colar ou ainda, arraste o objeto mantendo pressionada a tecla Option/Alt. Depois de duplicado o objeto, vamos aplicar um Flip Vertical. Certifique-se de que a sua composição está como na ilustração abaixo.


Ou, para executar todas essas operações com um único clique pressione a tecla Option/Alt e clique no botão Flip vertical na barra de controle. Pronto!



Com a nova caixa selecionada (a caixa do texto que será a sombra), escolha a opção Type > Type on a Path > Options, ou simplesmente dê dois cliques na ferramenta Type on a Path na caixa de ferramentas, uma caixa de diálogo aparecerá. Selecione o efeito Gravity.



Em seguida vamos ajustar o comprimento da sombra que queremos criar. Para isto, com a ferramenta de Texto, selecione o texto da caixa invertida e aumente o valor da escala vertical na barra de controle.


Agora vamos suavizar um pouco da sombra utilizando o Feather. Com a ferramenta de Seleção, selecione a caixa da sombra e vá ao painel de efeitos e selecione a opção Directional Feather. Vamos aplicar o efeito apenas para o topo, no campo Top coloque 20 e na opção Shape selecione First Edge Only. Pronto o efeito está criado.


Espero que gostem e principalmente utilizem! Até a próxima.

6 comentários:

m.heichard disse...

Genial, muito bom.
Parabéns à Partícia Guarnelli e ao Vitor Vicentini.
Ainda vou postar aqui algum tutorial desses.

Paz Profunda a todos,
miguel heichard

www.m-heichard.blogspot.com

Vitor Vicentini disse...

Obrigado!
Um abraço.
Vitor Vicentini

Claudio disse...

Ola Vitor,
Tentei aplicar o efeito mas nao deu certo... uso o indesign na plataforma PC (windows xp)... será que esse efeito so funciona na plataforma MAC?

HELP!!! HELP!!!
obrigado

Vitor Vicentini disse...

Claudio,
Funciona sim. Testi aqui no windows XP e deu certo. Tente outra vez. Você não compreendeu alguma parte?
abs,
Vitor Vicentini

ALX disse...

No meu não esta dando certo ele so distorce para a esquerda e do meio para a direita fica intacto

Vitor Vicentini disse...

ALX,
Certifique-se de que está utilizando os comandos com as teclas corretas. A operação funciona exatamente como descrito pela Pati.
abs,
Vitor Vicentini