sexta-feira, 6 de junho de 2008

:: O que vem por aí
Estive na Drupa. Da Adobe o que vi de novo foi o Acrobat 9 que foi lançado dia 02 de junho. No estande da Quark eles estavam mostrando a nova versão do QuarkXpress 8.0. A nova versão agora faz um monte de coisas que o InDesign CS3 faz.

Mas o que quero comentar é o que podem ser novidades no CS4. Em fevereiro deste ano na InDesign Conference de Miami, Michael Ninness da Adobe fez uma demonstração de novas características multimídia, leia-se funcionalidades Flash, do ID CS4. Isso não me diz muito, mas sei de muita gente que vai gostar (o público da conferência aplaudia eufórico). Eu que não sou de multimídia acho que seria muito bom se tudo que não é para impressão, no momento da instalação, pudesse ser desativado. Mas a partir das versões CS tudo é instalado. Ficam lá ocupando espaço em disco mesmo que você nunca produza conteúdo multimídia no ID.

Mesmo não sendo para impressão é bem interessante e, para quem ainda não viu, coloco aqui um flash vídeo feito por alguém que estava na conferência para que vocês conheçam a exportação flash vídeo do ID CS4. O som é ruim, o vídeo fica fora de foco, mas dá para assistir. O vídeo mostra um painel para a criação de botões interativos. O resultado final é bem interessante.



Outra novidade é sobre interface. O blog do John Nack, funcionário da Adobe e um dos principais integrante da equipe de produção Photoshop (ele esteve aqui no Brasil no Photoshop Conference do ano passado), publicou uma nota muito interessante. Fala do Photoshop, mas parece que isso se aplicará a todos os produtos da nova suíte CS4. É sobre a unificação de interfaces. A idéia é ter uma interface mais ergonômica, pratica e unificada em todos os produtos.

Aparentemente essa nova interface já pode ser vista nos betas públicos do Fireworks e do Dreamweaver que foram colocados a disposição no site do Adobe Labs.

O flash vídeo abaixo exibe um pouco dessas novas interfaces. Repare nas abas na parte superior das janelas. Elas permitem a alternância direta entre todos os arquivos que estão abertos. Mais do que isso, funcionariam como painéis que poderiam ser arranjados da forma mais prática para o trabalho. Seria ótimo no ID. É muito chato quando se tem mais de um arquivo aberto. A única maneira de alternar entre os arquivos é ir ao menu Window e selecionando o arquivo pelo nome.

ps. Outra nota escrita de bem longe...

7 comentários:

Gerson disse...

Vicent, boa tarde. É sempre um prazer acompanhar as novidades por meio de seu blog. Minha ressalva fica por conta da "única" possibilidade de navegar entre arquivos abertos no ID por meio do menu, temos o ctrl+tab que navega normalmente entre arquivos abertos. Abraço. Até breve.

Vitor Vicentini disse...

Tem razão, Gerson, mas nem sempre as janelas ficam posicionadas corretamente. Esta nova possibilidade de interface vai organizar isso.
Obrigado pela observação.
abs.
Vitor

LEOdeSOUZA disse...

Sensacional, uma uma vez você esta saindo na frente. achei ótimo estas aplicações para multimídia. Já algum tempo venho desenvolvendo materiais MM no ID. acho prático, mas ainda esta um pouco longe, principalmente para trabalhar com script. mais ainda uso mais para impressão.
Não encontrei estas ferramentas para exportar em swf no Acrobat 9. como procedo.
Aproveitando para abusar, rs, você já pensou em publicar uma matéria da integração do Incopy com Indesign?
obrigado, LEOdeSOUZA

Tiago da Costa disse...

Olá, Vitor!

Trabalho com o CS2, que é o padrão aqui na empresa.

Foi um dia desses, sem querer, que descobri o atalho "ctrl+´", que faz essa navegação entre os arquivos abertos. Não uso o CS3 e não sei se serve pra ele... mas no antigo resolve!

Abraço.

Roberto disse...

Vitor!
seu blog é simplesmente genial!
Eu - um futuro jornalista, designer e diagramador - vi aqui uma oportunidade para migrar meus conhecimentos, hoje focados apenas no Quark, para o InDesign. Por não ter tempo de estudar e fazer um curso específico, viajo algumas vezes pela web e tento encontrar boas dicas e atualizações para que isso se torne possível.

Gostaria de receber as atualizações do blog em meu email.
betoromanelli@gmail.com
E, por favor... não nos deixe na mão! rs

até!

Paulo Anastacio disse...

Utilizo o Indesign cs3 para editoração de jornais, porém, a gráfica não possui o programa e preciso enviá-lo em pdf. O problema é que as fotos estavam saindo muito escuras e para melhorar tenho que clareá-las, o que acaba tirando o contraste das fotos e elas ficam "sem vida" nas páginas. Anteriormente eu utilizava o PM 7 e saía tudo certo, pois eu enviava o arquivo aberto com as fotos e lá eles "mexiam" de acordo com a máquina deles. O que posso fazer para melhorar as fotos para elas saírem perfeitas?
Grato
Paulo Anastacio
paulo_anastacio@uol.com.br

Maurilo disse...

Com o "ctrl+tab" eu consigo alternar entre as janelas abertas, dentro dos programas, no PC. E no MAC, existe essa possibilidade?

Abs.,
Maurilo