terça-feira, 15 de abril de 2008

:: Script Layout Zones
Se você leu a revista DESKTOP edição 103 já sabe qual é o assunto desta nota, e o link para download do script está aí embaixo. Se ainda não leu a revista, mas veio aqui no :: indesign.brasil :: para ver o que há de novo, prepare-se, esse script é incrível!

O Layout Zones foi escrito por Martinho da Gloria da Automatication e disponibilizado gratuitamente. Você também pode ter mais informações sobre o script com instruções de instalação e utilização no blog de Tim Cole's InDesign BackChannel. Tim Cole é um funcionário da Adobe que viaja o mundo fazendo demos de produtos, especialmente InDesign. Esse é o cara que tem contato direto com os engenheiros que estão desenvolvendo o programa, é o contato entre o usuário e o desenvolvedor.

O Layout Zone foi escrito em javascript, funciona em Mac e PC e apenas em InDesign CS3. Com ele instalado é possível selecionar uma área da publicação para compartilhar com outro diagramador. Em outras palavras, permite que mais de uma pessoa diagrame o mesmo arquivo ao mesmo tempo.

O processo é engenhoso, a área que vai ser compartilhada deve ser selecionada e, utilizando o script, transformada em outro arquivo de InDesign que fica vinculado com o arquivo original. Após o final da diagramação o arquivo é novamente incorporado ao arquivo original deixando de ser um vínculo. Apenas uma pequena limitação, a versão atual do script só funciona com a versão em inglês do InDesign.

Para baixar o script clique AQUI .

Como Instalar
Após o download, descompacte o script e copie para a pasta Scripts do InDesign. Não o coloque na pasta Scripts Panel, esse script é executado a partir do menu Edit, não aparece no painel Scripts.


Criar uma Zona de Layout
Selecione os objetos que serão compartilhados. Caso queira compartilha toda uma página, não é necessário selecionar nenhum objeto. Vá ao menu Edit > Layout Zone > Objects To InDesign Document. Na janela Options marque a opção Selection para objetos selecionados ou Objects in Page e determine a página para compartilhar toda uma página.


Se desejar que objetos travados (Locked) fiquem fora do compartilhamento, marque a opção Locked Objects. Caso contrário, mesmo objetos travados farão parte com compartilhamento de layout.

Mantenha marcada a opção Replace Objects With Document caso contrário será criado apenas uma cópia do conteúdo selecionado, sem vínculo com o arquivo original.

A opção Hanging Ascenders/Descenders é para os casos onde as ascendes ou descendentes dos caracteres ou a pontuação ficam para fora da caixa de texto. Elas podem ser ignoradas (Ignore), nesse caso as ascendentes ou descentes serão cortadas na página e só aparecerão novamente quando o arquivo for reinserido no arquivo original; Incluídas na página (Include in Page) neste caso a caixa de texto será ampliada para incorporar as ascendentes ou descendentes; ou incluídas como sangria (Include As Bleed) o padrão que cria automaticamente uma área de sangria. Utilize essa opção, é a mais prática.

Salve o layout
Após clicar OK e salvar um novo arquivo será criado e poderá ser editado por outro usuário. Note que no painel de vínculos (Links) do arquivo original são criados os vínculos para o arquivo que foi gerado.

Volta para o original
Para essa operação, selecione a referência do arquivo que ficou na página original e abra o painel de vínculos (Links). Note que, se o arquivo foi editado, um aviso de que é necessário uma atualização de vínculo será exibido no painel. Clique no botão de atualização (Update Link) na parte de baixo do painel para atualizar o vínculo.

Ao ser atualizado o vínculo o arquivo exibirá as alterações que foram feitas pelo outro usuário, mas ainda está sendo tratado como um arquivo vinculado. Para incorporá-lo ao arquivo original, mantenha-o selecionado e vá ao menu Edit > Layout Zone > Linked InDesign Page to Objects.

Na janela Document To Objetcs, a opção As in Original, restabelece o layout original. A opção Use Original Layers Order recoloca os objetos nas mesmas camadas de onde foram tirados. A opção As a Group coloca os objetos agrupados e Paste Into Selected Frame importa a área editada e a coloca dentro do frame, caso o tamanho da área tenha sido alterado. Genial!

ps. Nota escrita de bem longe...

8 comentários:

Chris disse...

Incrível. Muito bom mesmo.
valeu .
Christina

Allyson Correia disse...

Vitor,

Fiz o teste e deu bastante certo. Vai ser útil e servir no lugar do InCopy. Valeu pela dica... Allyson

Gelabert disse...

Não funciona em CS2?

André

bhatavo disse...

estava eu pesquisando sobre InkScape, gimp e claro Scribus, para fazer editoração com softwares gratuitos, quando acho seu blog e essa dica de script. esse script e seu blog são otimos, dai fica dificil querer mudar para softwares gratuitos que não tem tantos recursos.

Vitor Vicentini disse...

Valeu pela visita e pelos comentários! abs. Vitor

murilo disse...

Fiz um curso on-line de indesign para iniciante no www.lynda.com e estou fazendo agora um mais avançado. Acontece que quando quero imprimir uma arte ( panfleto, folders, etc...) as gráficas pedem que o arquivo esteja em Coreldraw... O Corel pode ser comparado com o Indesign? agora que me acostumei com o indesign e suas funções, tenho que refazer tudo em corel... O que voce tem a dizer sobre isso?

Giovani Meine disse...

Murilo voçê tem duas opções, ou manda para outra gráfica ou manda ja sangrado e em PDF.
WWW.ag84design.blogspot.com

Mr. Bugman disse...

Olá, eu ainda não usei todo o potencial do InDesign... Sou da turma do Antigo PageMaker e do QuarkExpress... (Faz tempo isso)... Bom, preciso editar uma revista e não tenho nem idéia de como começá-la no A.I.D. Será que alguém teria um esqueleto em formato letter de revista (Só as medidas com a sangria...) para eu ter pelo menos um base? Obrigado e adorei o seu Blog... mu e-mail é fbugman@gmail.com