domingo, 23 de março de 2008

:: Ferramenta para o Text Wrap

Olá pessoal. Faz tempo que não escrevo, desde janeiro! Estou trabalhando em um grande projeto de migração para InDesign. Tenho viajado muito, meu tempo está totalmente tomado. Estou aproveitando o feriado da sexta-feira santa para escrever esta nota. Entre um pedaço de chocolate e outro vou tentar também responder a enorme quantidade de e-mails que tenho recebido. Se você me escreveu, tenha um pouco de paciência, uma hora eu respondo!

Achei outro script muito útil na web, o WrapNudger. Ele não é exatamente gratuito, é o chamado “DonationWare”. Você faz o download, utiliza e, se achar que é útil, faz uma “doação” ao autor. Em minha opinião, especialmente para quem utiliza muito o Text Wrap, é uma ferramenta indispensável e a doação é um incentivo para que o autor continue a produzir ferramentas que facilitam o nosso dia-a-dia.

O WrapNudger dá muito mais mobilidade para trabalhar o espaçamento entre o texto e o objeto quando se utiliza o Text Wrap. Ele ajuda a eliminar os espaços irregulares que ficam de um dos lados do objeto, principalmente quando se utiliza texto alinhado à direita ou à esquerda. O WrapNudger possui um painel onde é possível expandir ou aproximar o texto do objeto, sem a necessidade de alterar manualmente - com as ferramentas de seleção e a caneta - o formato do contorno.

O script foi escrito por um especialista em automação editorial, Dave Saunders. O procedimento de instalação é o mesmo de qualquer outro script, fazer o download, descompactar e colocar na pasta de scripts que o WrapNudger aparecerá no painel de Scripts. Para fazer o download é só ir até a página de download da PDS Associates e baixar o script. No mesmo site você pode encontrar mais informações sobre a utilização do WrapNudger. O script pode ser utilizado com qualquer formato de texto de contorno.

Utilizando apenas a paleta Text Wrap, o controle sobre a área de contorno é muito genérica, macro. Utilizando o WrapNudger é possível alterar qualquer uma das distâncias, fazendo ajustes finos sem a necessidade de ter que recorrer à ferramenta de seleção direta. É possível alterar as distâncias sem ter que ficar selecionando ponto individualmente.

Utilizando o WrapNudger, é possível deslocar laterais individuais. Também é possível alterar o tamanho da área de contorno como um todo. Para isso utilize os dois botões à direita do painel (o da parte superior aumenta a área de contorno, o da parte inferior reduz).

Quando utilizar esses botões, antes selecione um dos pontos de referência (proxy) no painel de controle (barra na parte superior da janela do InDesign). O ponto proxy é a referência, o ponto fixo, para a ampliação ou redução do contorno.

O menu suspenso na parte de baixo dos botões permite definir qual medida será utilizada para deslocar, ampliar ou reduzir o contorno. O menu da esquerda, também na parte de baixo do painel, permite selecionar se o que vai ser deslocado é a área de contorno ou o objeto. No caso de deslocar o objeto, a área de contorno fica fixa e o objeto se movimenta.

8 comentários:

Janaina disse...

Essa ferramenta é muito útil!
Agora temos o CS3 Vitor!!!
=)

Janaina disse...

Essa ferramenta é muito útil! Mesmo!
Agora estamos com o CS3!!!
=)

Marlos disse...

Olá Vitor. Quero parabenizá-lo por este blog. Tem me ajudado muito... Te agradeço, peço para que continue e desejo que tenha bastante sucesso em tudo que faz.

Uma dúvida em relação ao Text Wrap: se tenho dois box de textos e quero que somente um recorre a imagem... (no QX era possível somente jogando o texto para cima do objeto, que não recorria). No Indesign tenho essa dificuldade, mesmo jogando o texto por cima, ele obedece ao Text Wrap, que está em baixo... Tem algum jeito? Te agradeço, abraços, Marlos.

Jeison disse...

Cara, sou seu fã. Em breve quero poder estar aí em São Paulo para aprender com vocês. Abraços.

Jeison disse...

Cara, sou seu fã. Em breve quero poder estar aí em São Paulo para aprender com vocês. Abraços.

Vitor Vicentini disse...

Obrigado, Jeison!
abs,
Vitor

Anônimo disse...

Parabéns amigo

Tenho uma pergunta, tenho windows vista e gostaria de instalar o indesign nele, tem uma vers"ao em português e ainda para o vista?

Obrigado

Vitor Vicentini disse...

Sim, existe. abs, Vitor