domingo, 27 de janeiro de 2008

:: Truques rápidos
Definitivamente o InDesign não é mais novidade nem uma ferramenta utilizada por umas poucas pessoas. Hoje já se tornou o padrão para produção editorial. Como tenho visto muita gente utilizando tanto o CS2 como o CS3 sem aproveitar algumas facilidades de troca de ferramentas, vou dar umas dicas que acho geniais e que facilitam muito o dia-a-dia.

Caixa de texto
- Com a ferramenta de Seleção (seta preta) ou a de Seleção Direta (seta branca), basta um duplo clique sobre uma caixa de texto para que o mouse mude para o cursor de texto.

- Com ferramenta de Texto, um duplo clique sobre qualquer caixa, transforma a caixa em uma caixa de texto. Para quem não gosta dessa característica, no CS3 é possível desativá-la, basta ir às Preferences, na área Type e desmarcar a opção Type Tool Converts Frames to Text Frames.

- Quando se está escrevendo em um caixa de texto, pressionar a tecla ESC, muda o mouse para a ferramenta de seleção e mantém a caixa selecionada.

Caixa de imagem
Para alternar entre as ferramentas de Seleção, que permite interagir com a caixa, e a ferramenta de Seleção Direta, que permite interagir com o conteúdo da caixa, basta um duplo clique sobre a caixa de imagem e o cursor muda automaticamente. Cada duplo clique alterna entre a ferramenta de Seleção e a de Seleção direta.

Seleção
Control /Command + A seleciona todo o conteúdo.
Control /Command + Shift + A elimina todas as seleções.


:: Update 5.02

Foi liberado essa semana um novo update para o InDesign CS3. Para fazer o download da versão para Mac, clique AQUI . Para download da versão para Windows, AQUI. Se desejar saber o que foi corrigido, clique AQUI para ir para a página com o arquivo que explica as correções.

10 comentários:

LEOdeSOUZA disse...

Vitor, valeu as dicas, sempre se superando, ótimo material.

LEOdeSOUZA disse...

Vitor, valeu as dicas, sempre se superando, ótimo material.

Ênio Rodrigues disse...

Olá Vitor, gostei muito de seu blog, nele pude encontrar dicas muito interessantes que ajudaram no meu trabalho.
E queria uma ajuda sua; onde trabalho, temos o ambiente compartilhado em rede e todos os computadores trabalham com Indesign Cs2. De uns tempos pra cá tem acontecido algo inusitado, temos duas impressoaras hp (mod 2410 e 1200),e quando vamos mandar uma impressão na 1200, funciona numa boa, mas quando mudamos o ppd delas no indesign para 2410 o indesign se fecha. O interessante é que isso acontece em apenas dois computadores, e não e em todos.
O que seria isso? alguma atualização em conflito com o windows? Se você souber de algo parecido por favor responda porque nem o pessoal da informática daqui sabe porque acontece isso.

Vitor Vicentini disse...

Caro Freitas.
Seguramente isso é algum conflito de sistema operacional. Verifique se não existe alguma atualização para o driver de sua impressora. Tente também atualizar o InDesign. Basta ir ao menu Help e selecionar a opção Update.
abs,
Vitor

Anônimo disse...

Estou aprendendo a trabalhar com o programa, e quero saber como faço para inserir uma imagem do cs3 para o indesign .please help me

Vitor Vicentini disse...

Maria, se consegui entender sua pergunta, tente o comando File > Place e localize a imagem que quer inserir. Boa sorte. Vitor

Sérgio Zulian disse...

Olá, meu nome é Sérgio Zulian. Trabalho com o indesign linkado a banco de dados e gostaria de saber se é possível no indesign que o corpo do texto digitado aumente ou diminua de tamanho conforme o número de caracteres.
Ex:. tenho uma caixa de texto de tamanho fixo e se meu texto randômico for maior que a caixa, ele diminua a fonte automaticamente para caber na caixa.
Grato e um Abraço.

Vitor Vicentini disse...

Olá, Sérgio.
Não, o InD não tem essa funcionalidade. Existia um plugin para uma versão antiga, mas não lembro o nome nem sei se foi atualizado para o CS4. Vou pesquisar e se achar coloco uma nota no blog.
abs,
Vitor

Amaicon disse...

Boa tarde!

Estou tendo um problema com o programa: Clico na ferramenta texto, começo a escrever e quando chega na borda da caixa de texto ela não pula para a linha de baixo, fica com o mais em vermelho como se a caixa já estivesse cheia. Vc sabe como posso fazer para que o texto pule automaticamente para a linha seguinte dentro da caixa?

Obrigado.

Vitor Vicentini disse...

Amaicon,
Isso deve ser algum problema de entrelinha ou estilos. Exiba os caracteres ocultos e veja se não existe nenhum espaço que esteja preenchendo a caixa de texto.
Isso acontecia muito com arquivo convertidos do PageMaker.
Boa sorte.
Vitor