sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

:: PDF para InDesign
A Recosoft, que produz o software PDF2Office para conversão de arquivos PDF para Word, mostrou dia 9, na Macworld em São Francisco, uma versão alfa do plug-in PDF2InDesign. O plug-in permite que o InDesign abra um arquivo PDF transformado-o em um arquivo editável.

Ainda é uma versão alfa, está em estágio de desenvolvimento. Anunciam que ele estará disponível comercialmente em meados desse ano e será compatível com o CS2 e também com a nova versão CS3 do IND.

O plug-in adiciona uma opção Open PDF no menu File, o texto do arquivo é convertido para frames de texto. As imagens podem ser convertidas para os formatos JPG, TIF ou PNG. Os objetos vetoriais são convertidos para objetos vetoriais do IND. Segundo informações da empresa, também será possível converter as anotações de um arquivo PDF para frames de texto do IND.

Lembro-me que a versão beta que testei do InDesign 1.0 em 1999 (ainda no século passado!), abria arquivos PDF. Mas a Adobe retirou essa funcionalidade, afinal essa é uma área complicada. Arquivos PDF podem ser gerados de praticamente todo tipo de software, nem todos seguem as especificações determinadas pela Adobe para a geração de arquivos PDF. Todos são lidos pelo Acrobat, mas ler um arquivo é uma coisa e editar e imprimir é outra totalmente diferente.

Aguardo com muita expectativa o lançamento deste plug-in, com certeza será uma ferramenta que acrescentarei ao meu InDesign. Assim que a empresa liberar uma versão, farei teste e colocarei uma anotação aqui no blog.

6 comentários:

beth disse...

Oi, Vitor! Há alguma novidade em relação a esse plugin? Abraços!
Beth (Fábrica)

Anônimo disse...

Se isso vingar... vai ser uma febre

GNZ disse...

Boa tarde,
Gostaria de saber como melhorar a resolução das imagens para impressão,
ao gerar 1 arquivo PDF no software InDesign.

Agradecido,

Nelson GNZ

Vitor Vicentini disse...

Nelson,

A geração de PDF não “melhora” a resolução das imagens. Elas devem estar com qualidade de impressão quando forem aplicadas no arquivo de InDesign.

Se as imagens estiverem configuradas como CMYK e com qualidade no arquivo (300 dpi), no momento de exportar você pode utilizar a pré-configuração de exportação de arquivos PDF/X-1a:2001.

Essa configuração vai manter a qualidade das imagens e gerar um arquivo PDF pronto para ser enviado para a gráfica.

Um abraço,
Vitor Vicentini

Guilherme disse...

Preciso de uma ajuda.

No Indesign quando exporto em PDF as imagens que coloquei na pagina mestra aparece apenas nas impares.

Quando vou em apresentação as imagens aparecem normalmente, só não as vejo quando visualizo em PDF, provavelmente na impressão também.

Como resolver esse simples problema que para mim ja virou um problemão.

Desde ja agradeço a atenção.

Guilherme

Vitor Vicentini disse...

Guilherme.

Não sei que versão do InDesign você está utilizando, mas isso é um bug que às vezes acontece. Em vez de dividir a imagem ele reproduz somente parte, a parte onde está aplicada a maior área da imagem.

Uma maneira de você resolver isso é duplicar a imagem e dividi-la, cada parte de imagem em uma página.

Como link a imagem vai ser uma só, mas aplicada em duas páginas.

Boa sorte.
Um abraço.
Vitor Vicentini