segunda-feira, 28 de setembro de 2009

:: Índice remissivo
Todos sabem que sou fã do InDesign, mas nem por isso deixo de ser crítico. Quanto estou participando dos programas de beta para novas versões, escrevo muito, comentando as novas funções, pedindo novas funcionalidades e, principalmente, peço melhorias em características já existentes.

Uma das áreas que sempre peço melhorias é na parte de geração de índice remissivo. As ferramentas para geração de índice do InDesign são bem completas, os cruzamentos e referências que podem ser feitos são complexos e permitem a criação de índices remissivos bem elaborados. Por outro lado, é praticamente a mesma ferramenta de geração de índices que estava presente já no PageMaker, sem nenhuma evolução na forma de utilização e criação de índices.

Por exemplo, uma implementação simples e que ajudaria muito na hora de criar um índice seria um comando que permitisse indexar palavras que estão com um determinado estilo aplicado, mais ou menos como acontece com a geração de sumário. Mas isso não existe, é necessário ir selecionando palavra por palavra que vai entrar no índice. Claro que existe um comando de indexar todas as palavras iguais, mas isso provoca outro trabalho que é o de “limpar” as palavras que não fazem referência direta ao assunto indexado.

Outro dia, navegando na net, achei no blog indesigning.net, do talentoso Thomas Silkjær, um script que faz praticamente isso. A diferença com o que descrevi anteriormente é que ele indexa palavras que estão com uma cor aplica em vez de fazer uma indexação por estilos. Pode ser qualquer cor, você cria a cor e durante a diagramação vai aplicando nas palavras que deverão aparecer no índece. No final da diagramação, roda o script e ele indexa todas as palavras que estejam com a cor aplicada. É genial.

É um script desenvolvido em Java, isso significa que funciona em Mac e PC. Melhor ainda, Thomas, que vive na Dinamarca, disponibiliza o script gratuitamente, é só ir até página indesigning.net/marking-up-index-words-in-incopy, fazer o download do script, instalar no InDesign (ou no InCopy) e ir colorindo o texto que deseja indexar. E, claro, deixe uma mensagem de obrigado para ele!

A utilização é muito simples, depois de aplicada a cor nas palavras que deseja indexar, rode o script, selecione a cor que foi aplicada no texto e clique em OK. Todas as palavras aparecerão relacionadas no painel de Índex.

O InDesign Conference Brasil 2009 é daqui a um mês. Não deixe a sua incrição para a última hora. Leitores do :: InDesign.Brasil :: tem 10% de desconto.

3 comentários:

Miguel disse...

Hmmm...dá pra renomear uma cor da paleta e definir como cor do estilo.

Unknown disse...

esse script está com pau, não estu fazendo executar, dá erro.

Vitor Vicentini disse...

Certifique-se que está usando uma versão do InDesign compatível com este script.
abs,
Vitor vicentini