quarta-feira, 24 de setembro de 2008

:: Adobe InDesign CS4
Dezoito meses depois do lançamento da versão CS3, a Adobe anunciou ontem, dia 23 de setembro, a versão CS4. Vai estar disponível para compra em outubro. Comento aqui algumas das novidades do novo InDesign CS4

Interface
Seguindo uma evolução iniciada com na versão CS, a Adobe unificou as interfaces, agora os aplicativos InDesign, Illustrator, Photoshop Dreamweaver, Flash e Fireworks partilham a mesma interface de usuário. Entre as várias mudanças, comento duas que acho muito interessantes:
Abas superiores - Organização das várias janelas abertas em abas na parte superior da janela. Muito prático para localizar e manipular todos os arquivos que estão abertos (característica já anunciada aqui no :: InDesign.Brasil :: há alguns meses).
Janela única - Essa para usuários Mac (isso já é modo padrão no Windows) transforma a interface em uma única janela emoldurada, permitindo que sejam deslocados todos os elementos ao mesmo tempo: caixas de ferramentas, painéis e janelas abertas.

Texto Condicional
Utilizando o painel Conditional Text é possível produzir uma publicação com textos que podem ou não serem impressos, dependendo da configuração selecionada pelo usuário. Por exemplo, tabelas de preços de várias regiões podem ser produzidas em um único documento e os preços serem “condições” que podem ser ativadas ou não no momento da impressão.


Ainda não fiz testes mais detalhados dessa nova funcionalidade, mas acho que o texto condicional vai poder ser utilizado para produção de livros didáticos. Produzir o livro do aluno e o livro do professor em um mesmo arquivo com condições diferentes de impressão, imprimindo ou não as respostas.

Referências cruzadas
Ferramenta fundamental para publicações longas, permite a criação de remissões que se atualizam automaticamente se a paginação for alterada. Por exemplo, uma referência do tipo “Veja foto 7 na página 61”, muda a numeração de página da referência automaticamente se forem acrescentadas ou removidas páginas da publicação e a foto mudar de página.

Estilo apenas para uma linha
Em todos os treinamentos quando explico como utilizar os estilos aninhados sempre vem a pergunta: “como faço para aplicar o estilo apenas na primeira linha?”. Existem alguns truques, mas sempre é preciso ajustar o truque quando o texto é alterado. Agora não mais, uma das opções dos estilos aninhados permite que seja selecionada 1 linha para a aplicação do estilo.


Adição automática de páginas

Usuários de InDesign, especialmente os que migraram do Quark, sempre reclamaram da incapacidade do InDesign de adicionar automaticamente novas páginas quando um texto está sendo digitando. Era necessário parar a digitação, criar uma nova página, criar uma nova caixa de texto, vincular a nova caixa com a anterior e depois continuar a digitação. Agora, com o refluxo automático de texto isso não é mais necessário, as páginas são acrescentadas automaticamente quando necessário.

Interatividade
Isso também já foi mostrado aqui no InDesign.Brasil. A Adobe começou a falar dessas características no início de 2008. A integração InDesign - Flash foi muito melhorada. Agora, quem precisa produzir conteúdo para impressão e distribuição eletrônica, além do PDF também tem a possibilidade de exportar toda uma publicação no formato Flash, com interatividade e várias animações de mudança de página.


Imagens vinculadas
O painel de Links teve uma série de melhorias. Além de exibir miniaturas das imagens, é possível configurar e ter no próprio painel de links uma série de outras informações sobre a imagem: tamanho, ampliação, espaço de cor, etc. Isso sem contar com a opção Info que abre um novo painel com todas as informações referentes à imagem selecionada.


Preflighting
Finalmente o preflight é uma verdadeira ferramenta de análise, não apenas uma checagem de cor e links perdidos. O novo painel de prefligh, além de verificar o documento depois de pronto, permite criar um perfil de verificação que analisa o documento durante todo o processo de produção, exibindo um alarme na parte de baixo da janela da publicação se algum parâmetro não está de acordo com o perfil de verificação.


Smart Guides
As “guias espertas” são guias que aparecem automaticamente quando se está trabalhando com um objeto. Por exemplo, ao movimentar uma foto em uma página vazia, ao passar pelo centro da página serão exibidas guias indicando que o objeto está perfeitamente distribuído na página, centralizado. As guias também auxiliam no redimensionamento e criação de qualquer caixa, exibindo inclusive uma caixa com as dimensões do objeto. Utilizam como referência não apenas a página, mas também todos os outros elementos já aplicados. Muito útil!

Rotação de páginas
Agora é possível ter páginas horizontais e verticais no mesmo documento. Basta clicar sobre a página e selecionar a opção de rotação.


Estas são apenas algumas novidades, comentarei estas e outras funcionalidades mais detalhadamente em outras notas.

16 comentários:

Luiz disse...

Olá,
Instalamos o InDesign CS4 aqui em nossa empresa, mas os atalhos do teclado não funcionam. Por exemplo: Na digitação do texto "tab" não cria o parágrafo, as setas do teclado não movem a posição de digitação e outras coisas...

Nosso TI não conseguiu resolver o problema, então comecei a cadastrar os atalhos manualmente no edit> Keyboard Shotcuts. Mas toda vez que o programa é reaberto, os atalhos não permanecem salvos. E assim... todas as ferramentas também precisam ser abertas pelo "window".
ta difícil...
se souberem de algo que ajude ae...
abraço.

Vitor Vicentini disse...

Luiz,

Onde você conseguiu essa versão do CS4?

Te pergunto porque o CS4 começou a ser vendido essa semana, dificilmente você já teria recebido uma cópia.

O que deve estar acontecendo é que você conseguiu uma cópia beta, e os beta nem sempre estão com todas as funções finalizadas.

Pior que isso, tome cuidado se for trabalhar com essa versão. Os arquivos feitos nela podem não funcionar na versão final.

Os betas mudam o formato de uma versão para a outra.

Se for esse o seu caso, eu desaconselho você a utilizar esse CS4. Espere mais um mês que ele deve estar disponível na versão final aqui no Brasil.

abs,
Vitor

Arths disse...

Olá Vitor,
Gostaria de saber se a ferramenta de imposição do CS4 continua igual a do CS3. Eu utilizo o CS2 pois nele posso instalar o IMPOSER, e desde a versão cs3 a ferramenta disponibilizada é muito ruim.
Gostaria de saber se há algum novo plugin igual ao imposer ou nova versão que funcione no cs3 ou cs4.
Grato.
Arthur Paiva
aprodriguess@gmail.com

Eduarda Design disse...

Olá Luiz,
Tenho uma dúvida para inserir páginas automáticas no indesign usando a linguagem XMl eu preciso instalar um script no meu indesign Cs3?
É porque estou diagramando um Guia e os dados vão ser feitos em XMl como endereço e telefone então estou tentando integrar essas duas coisas, é possível?

Vitor Vicentini disse...

Olá, Eduarda

Primeiramente, meu nome é Vitor.

Quanto à sua dúvida, não existe um script para XML. O InDesign já lida com o formato XML sem nenhum scritp. Só que a utilização de XML requer uma preparação, tanto de modelos de páginas quanto de uma base de dados organizada para ser importada para esses modelos. É impossível resolver seu problema por e-mail. É preciso uma análise do trabalho para determinar as necessidades. Primeiro defina os modelos de páginas de InDesign com estilos e depois defina a estrutura de XML para importar para esses modelos.
Boa sorte.

Vitor Vicentini

Anônimo disse...

ola

vc pode me informar se é possivel no InDesign CS4 ou versoes anteriores ter em uma pagina de livro textos em duas colunas e notas de rodapé seguindo abaixo em uma unica coluna, sem q perca o "link" com o texto?

Tenho um material grande para fazer nestas condições, aguardo ajuda e agradeço, Abç

Juliana

Vitor Vicentini disse...

Juliana,

Infelizmente as notas de rodapé automáticas do InD, idependente de versão, vão ficar alinhadas com a coluna. Se forem duas colunas, a nota fica no rodapé da coluna onde está a referência. Para fazer como você quer, só manualmente.
Boa sorte.
vitor Vicentini

J. Aliprandi disse...

Olá Vitor,
Existe algum plugin como o do CS2 para imposição de páginas, coisa tipo manual, revistas, onde se pode impor as páginas, tanto em grampo, canoa ou até mesmo em posições diferentes como é a exigência de algumas gráficas que fazem intercalação à mão ainda?
O que tenho instalado aqui no CS2 é o ImposerPro.1.1.3.Setup. Caso exista, gentileza me informar onde posso adquirí-lo free ou comprado para o CS4.
Grato

No aguardo da vossa resposta

João

Vitor Vicentini disse...

João,

Existem vários, é só fazer uma busca na internet que vai achar vários endereços. Você já procurou pela atualização do ImposerPro que você já utiliza?
Dê uma olhada nesse blog, lá vc vai encontrar vários endereços:
http://impositionsoftware.blogspot.com/

Um abraço,
Vitor Vicentini

Edson disse...

Olá Vitor,
Estou me adaptando ao CS4 e minha maior dificuldade é que no CS2 uso demais o Scool do mouse juntamente com as teclas Ctrl e Shift para me locomover pela página, é muito rápido. No CS4 não consigo fazer o mesmo, tem algum local que podemos definir esse tipo de atalho se assim podemos chamar?
Abraço,

Edson

Vitor Vicentini disse...

Oi, Edson.
Publiquei uma nota sobre o assunto.
abs,
Vitor Vicentini

Kauan disse...

Olá Vitor, tudo bem?

No CS4 existe a possibilidade de arredondar os cantos de uma tabela? Alguma ferramenta tipo "corner options" ou algo semelhante.

Abraço,

Kauan

Vitor Vicentini disse...

Oi, Kauan.
Não é possível fazer cantos arredondados em tabelas. Dá para fazer um truque, eliminar o fio de contorno da tabela e colocar sobre ela uma caixa com cantos arredondados. Mas faça isso só no final da diagramação, se a tabela mudar de posição você terá que reposicionar todas as caixas.
Um abraço,
Vitor Vicentini

Kauan disse...

Valeu pela dica Vitor!
abraço

Atelier Digital - Marcelo Santos disse...

Olá Vitor, gostaria de saber se vc conhece um script, vbscrit ou outra forma de adicionar a numeração de páginas por extenso... Tipo, Página 1 seja página "UM", página "DOIS", três, quatro... e assim por diante... ´Ví uma revista de fotografia onde as páginas eram numeradas dessa forma e a quantidade de páginas era mais de 400...

Vitor Vicentini disse...

Marcelo,
Não conheço nenhuma maneira automática de fazer a numeração "como texto". Vou continuar procurando, ou se algum leitor conhecer alguma forma de automatizar isso, que nos ajude. Acho que terá que fazer manualmente...
Boa sorte.
Vitor Vicentini