quarta-feira, 9 de maio de 2007

Adobe Paragraph Composer
O InDesign, desde sua primeira versão, possui um mecanismo de composição de texto chamado Adobe Paragraph Composer (nas versões 1 e 2 era chamado de Multiline Composer). O paragraph composer é ativado por padrão e determina como a hifenização dos parágrafos será feita. Diferente dos outros softwares que ao fazer a hifenização analisam apenas uma linha de cada vez, o paragraph composer faz uma análise de todo o parágrafo para determinar as quebras das palavras. As quebras são determinadas pelo dicionário definido na paleta Character. Este método de hifenização produz parágrafos de texto muito mais uniformes, sem espaços irregulares entre as palavras.
Ocorre que esse método de hifenização deixa muita gente maluca, principalmente quando se está fazendo ajustes em uma última prova e, ao editar uma palavra, pode ocorrer que o texto seja recomposto, acima e abaixo do ponto onde o texto foi alterado. Mesmo que as novas quebras efetuadas com a alteração estejam corretas, alguns usuários se sentem inseguros e passam a rever todo o parágrafo para verificar se tudo está corretamente hifenizado.
Se você é um desses usuários, existe uma maneira de configurar o InDesign para que ele funcione com os outros softwares, ou seja, faça a hifenização analisando apenas linha por linha. Dessa forma, quando uma alteração for feita, apenas do ponto de onde foi editado poderá ocorrer alterações.
Para alterar a configuração padrão faça mudança em dois locais. Antes de iniciar qualquer trabalho, ainda sem nenhum documento aberto, vá ao menu Type > Paragraph. Na paleta Paragraph, clique no menu da paleta (pequena seta no canto superior direito) e mude a configuração de Adobe Paragraph Composer para Adobe Single-line Composer. E, quando estiver criando um estilo de parágrafo, na opção Justification, também mude para Adobe Single-line Composer na opção Composer.
Mesmo com o paragraph composer desligado o InDesign ainda apresentará uma mancha de texto muito mais uniforme que os outros softwares de editoração.

10 comentários:

Medeirus disse...

olá..
trabalho com corel draw, inclusive faço a diagramação de um jornal semanário usando ele.
a maioria do pessoal usa o page maker. esse seria o sucessor do page maker?!
vc recomenda o uso do indesign para esse tipo de trabalho?!
Muito obrigado.

Vitor Vicentini disse...

Medeiros,
O InDesign é o sucesso do PM, sim. E é muito superior a ele. É a ferramenta indicada para diagramação em múltiplas páginas. Vai ser muito mais prático do que no Corel que é um software para ilustração.
abs. Vitor

William disse...

Oláa....

Cara, eu estou precisando urgentemente de uma apostila de InDesign CS3.
Se você souber aonde tem, pode mandar o link pra mim por email?
É que eu nao sei se voltarei aqui nesse blog ^^
Mas achei muito bom, se caso eu lembrar, pode ter certeza que voltarei aqui!

Obrigado.

William disse...

Ahh... meu email:
will.lindemann@gmail.com

Abraço

Anônimo disse...

Estou começando a trabalhar com o CS3 e tb gostaria de saber onde posso encontra em link com a apostila do CS3.
Meu e-mail é fabriciovale007@yahoo.com.br
Obrigado

gabriel disse...

Oi vitor!
Muito bom mesmo seu site e a proposta de tirar dúvidas do pessoal sobre indesign!!
Trablho em uma agencia de propaganda e estou me aperfeiçoando na ferramenta.
Tenho Dúvidas sobre sobre o Paragraf style e character stylee. Queria saber mexer neles melhor.
Vocêe tem algum tutorial legal pra me passar ?
Em portugues de preferencia.
Muito obrigado!

gabriel@fuego.com.br

Vitor Vicentini disse...

Você pode ver um passo a passo de com criar estilos no manual on-line do InDesign no endereço: http://livedocs.adobe.com/en_US/InDesign/5.0/help.html?content=WS60910FA3-2BD7-449d-9904-05CFA551665D.html

No mês de dezembro, a revista DTP publicará uma matéria escrita por mim de como produzir estilos aninhados.
abs.
Vitor Vicentini

Patrick disse...

Olá Vitor, td bem?
Fiquei muito feliz em saber que nós, publicitários e designers, temos um canal de comunicação para aprender e, quem sabe, adicionar conhecimentos desta ferramenta tão importante do dia-a-dia.
Em um projeto de um livro surgiu a necessidade de utilizar-mos um parágrafo francês e não encontrei uma forma mais fácil de fazer que que "na unha", o Indesign possui recurso funcional para esse tipo de parágrafo? Não encontrei!!! Vc pode me ajudar?
Obrigado...
Patrick Vergueiro

Arno Alcântara Jr disse...

Obrigado, Vitor!

Abraço!

Vitor Cherulli disse...

legal chara
Me ajudou muito
seu tuto