domingo, 22 de abril de 2007

:: Arquivos de InDesign no servidor
Ultimamente tenho recebido várias consultas sobre a utilização de InDesign em rede. A minha recomendação para esse tipo de utilização, com InDesign ou qualquer outro software, é sempre trabalhar localmente. Independente da modernidade ou velocidade de sua rede, quando o trabalho é feito via rede, com o arquivo original no servidor, todas as vezes que é acionado o comando Save ou Save As, um comando é enviado até o servidor para atualizar o arquivo original. As variáveis nesse caso são muitas, mas a mais comum é ter a rede sobrecarregada de tráfego, e o menor mal será uma demora considerável no retorno da ação desse comando. O pior dos casos, e pela quantidade de e-mails que tenho recebido parece o que está acontecendo, é a perda de dados, o arquivo ser danificado.

O servidor é perfeito para não haver a duplicidade de arquivos, mas só utilize o arquivo no servidor apenas se a sua rede for dedicada. Não dá para usar uma rede compartilhada por toda a empresa, ainda mais na era da internet, onde a rede é acionada o tempo todo. A melhor maneira de trabalhar nesses casos é, abrir o arquivo a partir do servidor e salvar uma cópia na máquina local para o trabalho. Ao final, salvar uma cópia no servidor. Dessa forma, além de ser mais seguro, uma cópia de segurança ficará guardada na máquina do usuário. Apenas tome muito cuidado, esse trabalho tem que ser meticuloso e o critério de salvar a versão final no servidor tem que ser seguido à risca para que não comecem aparecer várias versões do mesmo arquivo!

Alguém me deu uma dica (não fiz testei, não trabalho com arquivos em rede) de que utilizar o Adobe Dialog reduz a quantidade de arquivos danificados. Acho isso pouco provável, a janela de diálogo da Adobe apenas substitui a janela do Windows, não tendo nenhuma função técnica ou de segurança. Para quem quiser utilizar o Adobe Dialog, basta clicar no botão Use Adobe Dialog na janelas de abertura e importação de arquivos. Quem começar a utilizar o Adobe Dialog e sentir alguma mudança, compartilhe conosco aqui no
:: InDesign.Brasil ::

Abaixo as duas janelas de diálogo, à esquerda a do sistema operacional, à direita a da Adobe. A do sistema operacional tem a vantagem de exibir uma miniatura (não de todos os formatos) do arquivo que está sendo importado.



14 comentários:

WIRON & ANA PAULA disse...

Não no indesign, mas no illustrator tive problemas com extensão usando a janela do sistema operacional no mac. Só conseguia salvar os arquivos em formato EPS pois tal janela não me dava a opção de formato AI. Só resolvi esse problema mudando para o adobe dialog.

Um abraço,

Wiron

Francisco E. Surian disse...

Sempre trabalhei em rede, mesmo com o PageMaker. Porém não exatamente com um servidor externo. No caso, todos os arquivos estão em minha maáquina e e é neste computador que fecho o arquivo em PDF. Outros dois computadores trabalham nas páginas em edição colocanto textos ou fotos. O único inconveniente, às vezes, é que o link de uma imagem que está em meu computador, acaba sendo referenciado pela rede. Todas as imagens e textos estão arquivados no meu computador. Com este procedimento não tenho tido problemas ou arquivos perdidos.

Lusanz disse...

Tenho trabalhado com o Version Cue e tem sido a melhor coisa para gerenciar tanto uma cópia local quanto no servidor. Ele faz isso automaticamente pra você. Além de sincronizar, assim que não vou mais utilizar a cópia local, posso desconectá-la (se quiser) e deixá-la somente no servidor.

Vitor Vicentini disse...

Valeu pela dica Wiron! abs, Vitor

Vitor Vicentini disse...

Francisco,
Já trabalhei assim, também, mas prefiro trabalhar salvando localmente. Já tive os meus problemas de perda de aquivo...
Obrigado por partilhar a experiência conosco.
abs,
Vitor

Vitor Vicentini disse...

Luciano,
O Version Cue é uma opção, mas só para quem tem máquinas rápidas e com bastante memória RAM. Se você utiliza o CS2, vai gostar mais ainda dele no CS3, ele está mais integrado com o Bridge. Valeu pela dica. abs, Vitor

phf design disse...

goster do blog..

gostaria saber onde arrumo o cs3?

Vitor Vicentini disse...

O InDesign pode ser baixado no site da Adobe e é totalmente funcional como demonstração por 30 dias. Após esse período precisa ser registrado.
abs. Vitor

L.design disse...

Queria saber se o Indesign faz cópias de segurança, pois ainda não encontrei onde a ativar.

Vitor Vicentini disse...

Leonardo,
Infelizmente o InDesign não faz cópia de segurança. Ele tem um modo de proteção de arquivos, se a máquina trava ou por algum motivo o computador é fechado ele reabre o arquivo no ponto onde estava. Esse recurso é padrão do programs, mas cópias de seguraça automaticas ele não faz.
abs,
Vitor Vicentini

Anônimo disse...

E aí, Vitor! Sei que não é assunto vinculado com o post, mas se tu puderes me ajudar, agradeceria muito. Eu trabalho com o InDesig CS3 na plataforma Mac, e instalei no meu PC pra trabalhos domésticos. Não sei por que raios ele não habilitou a opção "save" do menu. Toda vez tenho que "salvar como" e substituir o arquivo. Se souber de alguma configuração ou macete pra resolver esse problema, me ajudaria muito. Muito obrigado!!!

Vitor Vicentini disse...

Oi, Marcio.

Não existe nenhuma configuração no InDesign com respeito a isso. Isso acontece com todos os arquivos ou com um arquivo específico? Pergunto por que pode ser uma configuração de segurança do arquivo.

Outra coisa, isso acontece todo o tempo ou só a primeira vez que você está salvando? O que pode estar acontecendo é que o arquivo que você está abrindo é de uma versão antiga do IND. Na primeira vez que o arquivo é salvo, é feita uma cópia do arquivo na versão atual.

Se não for nada disso, tente reinstalar o IND. Pode ter ocorrido algum problema na instalação.

Boa sorte.
Abs,

Vitor

bcarvalhofilho@gmail.com disse...

Eu baixei o Adobe Insign4 no site da adobe, veio um arquivo compactado e outro que faz a descompactação. Os arquivos gerados pela descompactação há o arquivo setup.exe. Iniciei instalando por ai, na segunda janela já aparece problema : Windows Internet Explorer "na parte de cima como cabeçalho" e abaixo a mensagem "Windows Internet Explorer critical errors ware found in setup. Please see the setup log file for detail". Alguém pode ajudar ? Obrigado

Anônimo disse...

Please, keep up the awesome work and continue to post topics like this. I am old fan of your blog!