terça-feira, 27 de novembro de 2007

:: Mescla de dados [Data Mege]
Tenho recebido vários e-mails sobre com fazer a importação automática de imagens e texto a partir de uma base de dados. Existem vários plug ins que permitem conectar o InDesign a uma base de dados. Apenas utilizando o In
Design é possível, utilizando o painel Data Merge, fazer a importação e montagem de páginas a partir de um arquivo CSV exportado do Excel. É o mesmo recurso que já existia no “falecido” PageMaker e facilita muito a montagem, dependendo do trabalho, de tarefas repetitivas de diagramação. A seguir um passo-a-passo de como construir um catálogo para venda de veículos.

1. Organize um arquivo Excel em colunas. Cada coluna corresponderá aos dados dos objetos (texto ou imagem) que serão importados automaticamente para as páginas. Por exemplo:

2. Na coluna que faz referência às imagens deve estar descrito, além do nome da imagem, também a localização física no disco rígido. Note que para arquivos diagramados em PC os diretórios são separados por barras (\) e nos arquivos que são diagramados em Mac os diretórios são separados por dois pontos (:).

Caminho das imagens em um Macintosh.

Caminho das imagens em um PC.


3. Após organizar a planilha, ela deve ser salva no formato CSV (Comma delimited), onde os dados são separados apenas por vírgula.

4. Após salvar no formato CSV, deve-se acrescentar um sinal de arroba (@) na frente do nome da coluna de imagens.

5. No InDesign, abra o painel Data Merge, menu Window > Automation > Data Merge.

6. No menu do painel Data Merge, selecione a opção Select Data Source e localize o arquivo CSV gerado anteriormente.

7. Após o carregamento do arquivo CSV a paleta exibirá todos os campos (colunas) que podem ser importados para o InDesign.

8. No InDesign, crie o modelo de diagramação onde serão inseridos os dados.


Arte modelo ainda sem aplicação das tags. Note que nos campos código e preço existem duas palavras. Apenas uma delas será convertida em tag.

9. Aplique os tags na caixa de imagem e no texto. A aplicação dos tags é uma operação similar à aplicação de estilos, selecione a palavra e clique no nome da tag correspondente no painel Data Merge.

Arte modelo já com aplicação das tags. Note que nos campos código e preço apenas um das palavras foi transformada em tag. A caixa de imagem também exibe o tag .

10. Após a aplicação do tags, clique no campo Preview no painel Data Merge para verificar se a correlação dos campos está corretamente configurada.

11. Após a aplicação dos tags, configure as opções de preenchimento das páginas. Selecione no menu do painel Data Merge a opção Create Merged Document.

12. Na aba Records, marque a opção All Records para que todas as informações contidas no arquivo CSV sejam lidas. No campo Records per Document Page, selecione no menu a opção Multiple Records. Marque a opção Generate Overset Text Report with Document Creation para que seja exibido um aviso de estouro de texto caso isso ocorra em alguma caixa. Marque também Alert When Images Are Missing para exibir um alerta para as imagens que não foram encontradas.

13. Na aba Multiple Record Layout, em Margins defina as margens do documento. Os campos Layout Records e Spacing definem o espaço entre uma ocorrência e outra (cada um dos elementos – no caso anúncios de venda de carros – que serão criados na página). Em Layout of Records, determine se primeiro serão criadas as linhas (Rows First) ou as Colunas (Columns First). Em Spacing defina o espaço entre as colunas (Between Columns) e o espaço entre as linhas (Between Rows).

Esses espaços serão definidos a partir do layout que foi criado para o anúncio, portanto deve ser feito um cálculo, antes de determinar esses espaços, para saber quantos anúncios serão aplicados por página.


14. Na aba Options determine como as imagens importadas serão posicionadas nas caixas. No campo Fitting selecione a opção Fill Frames Proportionally para que as imagens preencham as caixas proporcionalmente. Marque Center In Frame para que a imagem seja centralizada e Link Images para fazer o vínculo com o arquivo. Marque Remove Blank Lines for Empty Fields para que os campos que não possuam informação sejam automaticamente removidos.

15. Clique OK para criar o documento.


48 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia" Tudo bem? muito interessante ester tutorial do datamerge como fucionaria para um classificados de linhas. porque ali vc determina o tamanho e no de linha vão varios classificasdos de diversos tamanho a possibilidade de vc estar escrevendo/tutorial sobre o assunto. Obrigado Neto Heleno - Matão/SP

LEOdeSOUZA disse...

Vitor, parabéns, mais uma vez se superou, este post está sensacional.
Aproveitado para parabenizá-lo pela coluna na Desktop, sempre com dicas muito importantes.

Outra coisa, tem algum plugin para imposição de página além do booklet, algo como o imposer pro, para imposição de 4 ou mais páginas?

carlos eduardo disse...

Melhor do que isso, não tem parabéns denovo, irei fazer teste e melhorar isso em minha vida profissional

abraço

www.carloseduardo.net

Anônimo disse...

Espetacular Vitor!
Só tive um probleminha: na hora de criar o documento a opção "Records per document page" ficou desabilitada. Uso o InDesign CS3. Você saberia o que está acontecendo?
Abs.

Julio

Vitor Vicentini disse...

Que estranho, Julio!
Também fiz no CS3. Pode ser um problema no arquivo, faça um novo arquivo e também faça o update do InDesign CS3, a versão 5.01 já está disponível
abs,
Vitor Vicentini

Vitor Vicentini disse...

Obrigado, Leo.
Sobre imposição direta do InDesign não existe muita coisa. O melhor mesmo era o Imposer Pro, mas desde que a Quark comprou a Alap ele foi descontinuado. O melhor é fazer a imposição do arquivo PDF. Tente o Quite imposing (www.quite.com). Se quiser tentar algum direto para InDesign, achei esses, mas me parecem que ainda são só para CS2: www.dmp-int.com , www.impositionsoftware.com , www.indesignimposition.com .
abs,
Vitor Vicentini

Vitor Vicentini disse...

Olá, Neto Heleno
O Data Merge vai funcionar com qualquer quantidade de texto, basta o texto estar na coluna correta. O tamanho da Tag determinada no arquivo de InDesign não tem relação com a quantidade de texto que será importada. Pode sim ser utilizado apenas para classificado de linhas.
Boa sorte.
Vitor Vicentini

Anônimo disse...

Oi Vitor, sensacional este post... testei e deu muito certo. Só tive um problema e gostaria de uma ajuda. Eu trabalho na plataforma mac e quando salvei o arquivo excel csv ela não separou os itens por vírgulas e não consegui gerar o campo de imagens... ao colocar @ antes de imagem dava erro... Como eu faço neste caso? obrigado, Marlos BH/MG

Vitor Vicentini disse...

Marlos,
Verifique se não há nenhuma outra opção de salvamento com csv.Se o seu documetno está construído em colunas e vc salva com csv, ele tem que ficar separado por vírgulas. Sobre o símbolo de arroba, você tem que colocá-lo depois de expotar para csv. No Excel, a arroba é um símbolo para cáculo.
Um abraço,
Vitor Vicentini

Anônimo disse...

Nossa, isso me ajudou muito. Estava precisando fazer algumas etiquetas de endereço e era justamente o que precisava.

Anônimo disse...

Como crio um símbolo, por exemplo, Â ou Ô com diferentes letras (P, H, I ...) no indesign? Obrigado pelo auxílio!

Urb Gim Tam disse...

Muito bom artigo. Eu já utilizo o datamerge à algum tempo, mas há uma coisa que eu não sei fazer: "linkar" ficheiros pdf multipagina em vez de imagens simples.

Por exemplo: "c:\caminho\ficheiro.pdf". E o resto, como se escreve?? Já experimentei "ficheiro.pdf:2", por exemplo, que deveria dar a página 2 do ficheiro, mas não funciona...

Alguêm sabe? Brigado.

Vitor Vicentini disse...

Acho que a única maneira de fazer isso é dividir o arquivo PDF em várias páginas. O Data Merge nao le um arquivo, le indicações para vários arquivos.
Boa sorte.
Vitor Vicentini

Vitor Vicentini disse...

Para criar símbolos, é necessário utlizar um editor de fontes, no InDesign isso não é possível.
abs,
Vitor Vicentini

Anônimo disse...

Bom dia.
Eu gostaria de saber se há algum tutorial em portugues para o InDesign CS3, e se houver e se alguem souber, mande-me pois estou muito curioso com o poder desse software.

Anônimo disse...

Oi pessoal! Gostaria de saber se alguem conhece algum sinal (ou caracter) quebra de linha para eu colocar no meio de um texto, para que qdo eu mesclar no Indesign ele fique em 2 linhas (na mesma caixa); eu não posso dividir o texto em 2 campos.

Gelabert disse...

Tenho uma "table" no indesign CS2 e gostaria de aproveitar o texto de uma planilha em excel, neste caso como faço? Determino as linhas da "Table" no indesign repetindo com os "tags" do "datamerge" e gero o "document merged?" Ele vai repetir a 1ª linha da planilha em todas as minha linhas no indesign ou vai colocar uma linha após outra?
[]'s
André

Unknown disse...

Olá Vitor, ja faz algum tempo que estou tentando usar o Datamerge mas não consigo e acabo levando umas duas horas para fazer um serviço que acredito que com o Datamerge eu levaria 10 minutos. A aba per document page fica desabilitada e ao criar o documento o Indesign cria um novo arquivo para cada imagem. Se puder me ajudar desde já agradeço.
Abraços

Vitor Vicentini disse...

Oi, Giovani
Você seguiu todos os passos descritos aqui no blog? Verifique se não pulou nenhuma etapa. Sem saber exatamente como é que você está produzindo seu material fica difícil saber o que está acontecendo. Se continuar dando problemas, escreva explicando passo a passo o seu procedimento.
boa sorte.
abs,
Vitor Vicentini

Anônimo disse...

ÓLA Vitor vicentini

Quais plugins de imposição e
paginação posso estar usando para o Indesign CS4?

Grato lucas

Vitor Vicentini disse...

Faça uma pesquisa no google por "imposition + indesign". Existem vários, baixe e prove qual melhor se adequa às suas necessidades.
abs,
Vitor Vicentini

Anônimo disse...

Hi there,

This is a inquiry for the webmaster/admin here at indesignbrasil.blogspot.com.

Can I use part of the information from your blog post right above if I give a link back to your website?

Thanks,
Thomas

Vitor Vicentini disse...

Thomas,
What is your blog?
Tks.
Vitor

Anônimo disse...

Hello,

I have a question for the webmaster/admin here at indesignbrasil.blogspot.com.

Can I use part of the information from your post above if I give a link back to this website?

Thanks,
Oliver

Vitor Vicentini disse...

Oliver
I don't know. Before I want to know where you will use the information and where my link will be?
Regards,
Vitor Vicentini

Rogério Mendonça disse...

Olá... Achei muito interessante o uso da mesclagem da dados, mas creio que estou me erolando em algum ponto... pois quando crio vários blocos de texto e insiro uma tag dentro de cada um, ao visualizar aparece apenas o dadso de um registro e não os registros em seus respectivos blocos de texto... Não consigo saber o que acontece...

Vitor Vicentini disse...

Rogério Mendonça,
Certifique-se de que está criando uma caixa de texto para cada coluna que você está colocando no excel. Cada coluna deve ter uma caixa de texto refenciada a ela.
Boa Sorte.
Vitor Vicentini

Anônimo disse...

Hi - I am certainly happy to find this. great job!

Marcos Ravena disse...

Oi Vitor, mesmo esse 'tutorial' sendo meio antigo, gostaria de falar que me ajudou muito, por causa da linguagem simples e direta.
Não sei se pode me ajudar. Quando exporto o arquivo XLS para CVS ele cria uma separação com ponto e vírgula, em vez de separar apenas com vírgula. Assim, quando importo esse CSV no InDesign ele não cria uma tag pra cada coluna, mas uma única tag com todos as colunas numa mesma linha. Sabe me dizer como posso arrumar esse problema? Pois quando faço uma 'lista' no NotePad, separando manualmente com vírgula e salvando em CSV o procedimento dá certo, mas o trabalho é bem maior. Obrigado. Abraço!

Vitor Vicentini disse...

Marcos,
O texto foi escrito faz algum tempo, mas a funcionalidade é a mesma!
O seu problema é na exportação, verifique no momento que salva para CSV a configuração.
Boa sorte.
Vitor Vicentini

Ântony disse...

muito bom este tutorial, estou utilizando é está sendo de grande ajuda. Mas fiquei com uma dúvida, tenho um arquivo que vai gerar 20 páginas no indesign, existe alguma forma de programar alguns anúncios, de tamanhos variados, para entrar em determinadas páginas?

Vitor Vicentini disse...

Ântony,
Nesse caso não há como, o sistema irá utilizar o modelo de InDesign que você criou para criar automaticamente as páginas.
Um abraço,
Vitor

Marcus Paulo disse...

Olá como eu faço para linkar imagens que estão na rede no mac?

Vitor Vicentini disse...

Marcus Paulo,
Você tem que estar com o local da rede montado como um disco na sua máquina, é necessário ter um "caminho" para informar onde estão as imagens.
abs,
Vitor Vicentini

Ana Teresa disse...

Mui­tos para­béns pelo seu blog!
Não sei se a minha dúvida se encaixa neste post mas estou a pagi­nar um catá­logo em Inde­sign cs3que tem por base tabe­las de excel com pre­ços.
Depois de impor­tar as tabe­las para o Inde­sign, atra­vés da opção UNFORMATTED TABLE, atri­buo um hea­der e um corpo à tabela e depois aplico esti­los cri­a­dos. Até aqui tudo OK.
A sur­presa acon­tece quando faço uma alte­ra­ção dos dados (exem­plo: preço, etc) na tabela em excel — no Inde­sign ela perde toda a for­ma­ta­ção dos esti­los atri­buída ante­ri­or­mente e perde a divi­são do hea­der e corpo…
Existe algum plug-in(gratuito) que per­mita resol­ver esta situ­a­ção?
Obri­gado pela ajuda!

Vitor Vicentini disse...

Olá, Ana Teresa
Infelizmente esse é um problema até agora sem solução. Manter uma tabela do InDesign vinculada com uma tabela externa sempre vai fazer com que a tabela formatada perda a formatação quando atualizada. Essa é uma velha reclamação dos usuários de InDesign. Sempre que estou participando do programa de beta eu e vários outros usuários pedimos para que a Adobe mude esse comportamento, mas até agora nada. Quem sabe para uma próxima versão.
Também não conheço nenhum plugin ou script que resolva esse problema. Parece mesmo ser um assunto complicado de se resolver.
Se descobrir alguma coisa vou publicar aqui no blog. Se você descobrir algo, me avise!
Boa sorte.

Anônimo disse...

o meu excel salva .csv com ;(ponto e virgula) ae tenho q mandar substituir manualmente.

Anônimo disse...

Vitor, parabéns pelo seu blog!!!
Estou muito interessada nesse tutorial do Data Merge..gostaria de saber se consigo colocar textos e imagens condicionais? Trabalho com um software que formata documentos, mas tem capacidades muito limitadas quanto ao tratamento de cores de fontes e a forma como posso escrever esse texto(ex: propagandas com texto escrito dentro de balões, formas..sabe)Comecei a ver o indesign como uma solução, mas não estamos conseguindo fazer textos e imagens condicionais..gráficos personalizados( colocar valores e gerar gráficos de pizza e diagramas)..sabe algum plugin que poderia utilizar?? Muito obrigada!
Alessandra Castro - alecdc@globo.com

Vitor Vicentini disse...

Oi, Alessandra. Obrigado pelo elogio ao blog.
Apesar de não compreender muito bem o que você quer dizer por “imagens condicionais”, as possibilidade do Data Merge são essas que estão no tutorial. Infelizmente não é possível fazer muito mais.
Para fazer gráficos no InDesign, experimente o ChartBot (www.chartbot.com). É a única ferramenta que conheço. Existia um script gratuito no site da Adobe para gráficos simples, mas ele não foi atualizado para o CS5.
Um abraço.

delícias da Consuelo disse...

Parabéns! Ótimo post, explicado passo-a-passo. Eu que não sei nada de Indesign, já vi como fazer. Abs

Anônimo disse...

Mt bom... Tinha que gerar um certificado para 200 participantes em JPG sem ter que digitar um por um ou ter um sistema para faze-lo. Parabéns!

Flávio Ricardo disse...

Boa tarde Vitor, parabéns pelo post, é muito útil. Gostaria de saber como posso utilizar o Data Merge, mas mantendo os textos dentro do mesmo frame, tenho uma espécie de classificado aqui, apenas texto, e preciso deixar este texto fluído, pois terei algumas inserções de imagens nas páginas. O cliente me passou os dados em excel, então tenho categoria, nome, endereço e telefone. No diagramado tem que ficar assim:
CATEGORIA
Nome Completo
Endereço.......Telefone
Minha unica dificuldade, é que, quando gero o documento mesclado, é criado um frame para cada registro.
O que devo fazer?
Um grande abraço!

Vitor Vicentini disse...

Flavio,
Não tem jeito de fazer um único frame. O DataMerge vai criar uma caixa para cada coluna que você determinar no excel.
abs,
Vitor

Anônimo disse...

Vicente, trabalho com o In design CS5, consequi exportar corretamente como você explicou. Eu tenho um classificados semanal de 3000 carros, mas nao utilizo imagens, o que eu acho que ja adianta um pouco o meu trabalho. Acontece o seguinte. Tenho vários carros com NOME DA MARCA, MODELO, VERSAO, COR , VALOR E NOME DA GARAGEM que anuncia. Como eu coloco apenas uma separação entre elas sem o quadro inteiro e que proporcionalmente fique no tamanho de cada texto separado por virgula?

Vitor Vicentini disse...

Não entendi sua dúvida, pode explicar melhor?

siouxie disse...

O
B
R
I
G
A
D
A

;)

André disse...

Vitor, como faço para falar com você

Vitor Vicentini disse...

vicentini@pobox.com