segunda-feira, 22 de outubro de 2007

:: Um ano no ar!
Que correria! Dia 27 de setembro de 2007 o :: InDesign.Brasil :: completou um ano no ar e nem tive tempo de escrever um nota para comemorar! Da vontade de ficar escrevendo estatísticas sobre o blog (são mais de 38.000 visitas!), mas você não veio até aqui para ler estatísticas, veio atrás de informação sobre InDesign, editoração eletrônica e artes gráfica, então vamos lá!

:: Fontes
A Adobe lançou o novo Font Folio 11. Segundo o site são 2.300 fontes, 170 delas novas, todas no formato OpenType. Ainda não tive acesso a um CD, não sei dizer se, como na versão anterior, existe também a versão PostScript das fontes. Uma novidade legal é que o catálogo em formato PDF está disponível para download. Ele pode ser baixado diretamente do Bridge Home ou, se preferir, clique no link abaixo com o botão direito do mouse (Control + clique no Mac) e selecione a opção Save Link As para baixar o PDF do catálogo. Para baixar via Bridge selecione, no canto superior esquerdo, a opção Bridge Home (é necessário estar conectado na internet). A janela central exibirá uma página da Adobe onde estão listadas várias dicas e novidade, uma delas é o catálogo do Font Folio. Clique no link Adobe Font Folio At a Glance (15Mb), o browser será carregado e um arquivo PDF do catálogo será aberto. Após carregar todas as páginas, basta salvar o arquivo para a sua máquina para ter o catálogo à disposição para pesquisar fontes. O layout do catálogo não é muito bom, as páginas têm um fundo colorido que atrapalha um pouco a leitura, mas pelo menos desta vez não é preciso pagar US$25 para ter o catálogo. Para baixar o catálogo de fontes clique AQUI.


:: Fontes II - catálogo de fontes instaladas
O :: InDesign.Brasil :: fez aniversário e ganhou um presente. Um amigo, Carlo Cubas [automacao@cubas.org] que, além de conhecer tudo de artes gráficas, também é craque em programação, criou um script que gera, a partir do InDesign CS3 (Mac ou PC), um catálogo das fontes instaladas. A instalação é muito simples, basta copiar o arquivo CatalogoFontesCS3.jsxbin para a pasta \Adobe InDesign CS3\Scripts\Scripts Panel\Samples. Para rodar o script vá ao menu Window > Automation > Scripts. O script CatalogoFontesCS3 estará localizado dentro da pasta Samples. Dê um duplo clique, aparecerá uma janela pedindo o início e o fim do seu catálogo. Esses números representam a quantidade de fontes instaladas. É recomendável selecionar pouca fontes por vez, em torno de 50, para que o programa não fique muito tempo processando o catálogo. Para baixar o script, clique AQUI . Ficará disponível para download durante 30 dias, se você não baixou durante esse período, me envie um e-mail.

A janela de seleção da quantidade de fontes do catálogo.

6 comentários:

carlos eduardo disse...

Parabéns pelo site, e também dizer que irei colocar vc no meu blog www.carloseduardo.net/blog parabéns e sucesso!

Vitor Vicentini disse...

Valeu, Carlos!
Vou colocar o link do seu aqui também!
abs,
Vitor

LEOdeSOUZA disse...

Muito útil, mas teve uma incompatibilidade com a suitcase Fusio, criou o catálogo, mas não exibiu as fontes.

leo

Vitor Vicentini disse...

Leo,
O Suitcase anda maluco na minha máquina também. Tente colocar as fontes na pasta de fontes do próprio InDesign.
abs,
Vitor Vicentini

Anônimo disse...

Caro Vitor, como faço para instalar fontes no Indesign CS3?
Se puder envie resposta pelo email: gylmarsantos@hotmail.com

Vitor Vicentini disse...

Gylmar,
Use o gerenciador de fontes do seu sistema operacional. Outra possibilidade é copiar as fontes para a pasta "fontes" no diretório do próprio InDesign. Mas para copiar na pasta do InD tem que ser fontes OpenType. As PostScript não funcionam dessa maneira.
Um abraço.
Vitor