quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Library turbinada
Quem me conhece ou já me viu em algum treinamento sabe que sou fã do Bridge. Ele possui ferramentas que facilitam muito a localização, classificação e importação de imagens para um layout de InDesign. Mas, tenho que admitir, é pesado! Em máquinas lentas fica impraticável trabalhar com o Bridge. Ele exige um mínimo de 1 GB de RAM para rodar. Para os casos onde o Bridge mais dificulta do que ajuda, a boa e “leve” Library [File > New > Library] faz muito bem parte do trabalho. Ela tem algumas limitações quando comparada com o Bridge, uma delas é que, para carregá-la de elementos, é necessário ir importando uma a uma as imagens ou objetos que farão parte da biblioteca. Para facilitar esse processo um script gratuito de um site que já foi citado aqui no blog resolve isso. O Image Library Loader pode ser baixado no endereço www.rorohiko.com. Existem versões para Mac OX e Windows e funciona nas versões CS, CS2 e CS3. Faça o download e siga as instruções de instalação. Ao carregar o InDesign, um novo menu chamado API estará disponível na barra de menus, à direita do menu Help. Clique e selecione a opção ImageLibraryLoader > Add To Image Library, indique o diretório onde estão as imagens e pronto, uma library será criada e todas as imagens serão carregas automaticamente. Para posicionar uma imagem no layout basta clicar sobre a imagem na Library e arrastar para a página. O link é criado corretamente na paleta Links.











Biblioteca carregada com o script Image Library Loader.

5 comentários:

Luciano Araújo disse...

Muito boa a dica. Tenho usado a library para clientes que tem um conjunto de elementos de identidade visual. Marcas, barras de marcaçõ, assinaturas. Isso facilita muito. Se o elemento que você adicionar for um vetor criado no próprio In Design, ele nem vem como link, é colocado direto no layout!

Debora Barbieri disse...

Afe! Isso é muito bom! Já tô usando.

Valeu.

Vitor Vicentini disse...

Eu também gosto e acho muito boa!

Musicão disse...

Oi Vitor, gostaria de saber se posso usar uma "libray" em qualquer lugar se tem como salvar e carregar em um pendrive e levar para outras máquinas.

Vitor Vicentini disse...

Uma Library é apenas uma referência de imagens que estão em algum lugar no seu disco duro. Levar apenas a Library não levaria as imagens. Seria necessário levar todas as imagens e depois referenciar na library a pasta onde elas estão.
abs,
Vitor Vicentini