quinta-feira, 29 de março de 2007

:: InDesign CS3
Finalmente podemos falar sobre isso! Foi anunciado oficialmente no dia 27, terça-feira passada, o novo InDesign CS3 (juntamente com as novas versões dos outros softwares que compõem as Suítes: Photoshop, Illustrator, Flash, etc.). Devem estar disponíveis para os usuários em aproximadamente 40 dias. A nova versão está cheia de novidades, venho testando-a há três meses. Além de novas características, pequenas implementações em ferramentas antigas agilizam muito o trabalho.

ALGUMAS DAS NOVIDADES:

Interface – remodelada igual à do Photoshop CS3. As paletas – agora chamadas de painéis – podem ser reduzidas a ícones, itens dos menus podem ser ocultados ou colorizados (como no Photoshop CS2). Todas essas configurações podem ser salvas em um workspace.

Importação de arquivos – é possível importar vários arquivos de uma única vez, imagens, texto e até mesmo arquivos de InDesign. Depois de importados, os arquivos aparecem em miniaturas no cursor e é possível escolher qual arquivo (imagem ou texto) será aplicada.

Tabelas – é possível trabalhar com estilos de tabelas e células, além de manter ativo o link com uma planilha Excel sem perder a formatação na atualização.

Transparência – os atributos de transparência podem ser aplicados independentemente nos objetos, por exemplo, um box de texto pode ter uma transparência diferente para o preenchimento, para o contorno e para o texto.

Efeitos – uma janela de aplicação de efeitos similar à do Photoshop permite aplicar bevel e emboss, Inner Shadow, Inner/Outer Glows e Gradient Feather.

Variáveis – determine uma variável de texto para produzir automaticamente um chapéu diferente para cada página da publicação. Muito útil para dicionários, listas, etc.

Localizar e trocar – A ferramenta de localização e troca foi muito melhorada. Agora é possível pesquisar em camadas, em camadas travadas e nas páginas mestras. Também é possível fazer pesquisa por expressões regulares (GREP) e por atributos de objetos. Por exemplo, é possível mandar localizar uma cor e substituir por outra.

Ferramentas – Agora, quando se está ajustando o corte de uma imagem, para alternar entre as ferramentas de seleção (seta preta) e a de seleção direta (seta branca), bastam dois cliques sobre a imagem.

Essas são apenas algumas das novidades. Aos poucos, entre um mensagem e outra sobre InDesign CS2, vou comentando com mais detalhes as novas características do InDesign CS3. Apenas uma recomendação: assim que ficar disponível no site da Adobe a versão para testes, faça o download e experimente. Você não vai se arrepender!

12 comentários:

LEOdeSOUZA disse...

Com relação ao ID CS3, porque a abobe ainda insistem em não aceitar os plugins das verões anteriores.
Desta forma além do gasto em Update, temos o custo de atualização destes plugins.Outro inconveniente são os plugins descontinuados como da Alap, que não era a oitava maravilha para imposição de páginas, mas ainda sim, era uma solução muito melhor que do que a nativa do CS3, e agora Vitor, tem alguma luz no fim do Túnel?

Anônimo disse...

Olá Indesign Friends

Gostaria de saber se alguém que frequenta esse blog, conhece, ou tem algum plugin para o CS3 (Indesign, e/ou flash).
Aproveito para perguntar à todos, o que estão achando do ID-CS3 em português, baixei uma versão trial do site da adobe na semana passada, e tenho gostado um pouco dessa versão...

Grande Abraço a Todos
Elias Néri
elias-neri@uol.com.br

Vitor Vicentini disse...

Leo,
A incompatibilidade de plugins com versões novas é uma coisa normal, e irritante, em softwares. Não tem jeito, não devemos esquecer que são empresas comerciais. Os da Alap foram descontinuados porque ela foi comprada pelo concorrente Quark. Quanto à ferramenta de imposição que vem no CS3, acho que ela cumpre o papel de impressões para criar bonecos. A imposição para impressão final é sempre feita na gráfica.
abs,
Vitor Vicentini

Anônimo disse...

Olá, tentei usar o programa de imposição do CS3 que vai direto pra impressora, mandei destilar o arquivo imposicionado e ele não destila o arquivo corretamente.

Mandei fechar o arquivo sem imposicionar e destilou normalmente.

Será que existe alguma maneira de criar um arquivo de Indesign novo como no Imposer?

Ou o arquivo imposicionado vai ir sempre direto para a impressora?

Valeu!

Anônimo disse...

como faco para achar uma cor em uma pag ou mais pags para mudala pra outra cor
Ulysses
ulysses233@hotmail.com

Vitor Vicentini disse...

Ulisse,
Utilize o comando Find/Change. Na aba de objetos, selecione a cor que deseja trocar e a nova cor e clique em Change.
abs. Vitor

Vitor Vicentini disse...

Filipe,
NO CS3 não existe a opção de criar um novo arquivo na jaela de booklet. Para isso vc teria queutilizar algum plugin.
abs,
Vitor Vicentini

Sónia disse...

Olá pessoal!!

Alguem me pode ajudar numa dúvida que tenho no Indesing CS3...já há algum tempo que tenho vindo a trabalhar neste novo programa, mas deparei com um problema, não consigo atribuir shortcuts aos estilos :S eu tento na janela do respectivo estilo, onde o campo está aberto para carregar a função, mas não dá!!!Anteriormente trabalhava em quark Xpress 6.5, onde esta aplicação era fácil, e agora com a mudança de software ando um pouco perdida nesta área...:(
Aproveito para dar os parabéns pelo excelente blog temático :)) Se me podessem ajudar ficaria muito grata!!!
obrigada!!
Abraços

Vitor Vicentini disse...

Sónia,
Os atalhos de teclado no InDesign só podem ser atribuídos utilizando-se os números do teclado numérico. Você pode utilizar qualquer combinação de Alt (Option) + Control (Command) + Shift e os números do teclado numérico.
Abs,
Vitor Vicentini

Unknown disse...

Boa tarde a todos gostaria de saber se tem como eu alterar uma fonte por outra em todas as páginas ao mesmo tempo?

obrigado...


Leandro

Ravi disse...

pessoal instalei o adobe insesigncs3 e todas que tento abrir um arquivo ele me diz que está faltando esse plugins:worldready.rpun e conditionaltext.rpun. Só que já fui na internet e não os encontrei. como resolvo este problema

Vitor Vicentini disse...

Ravi,
Abra esse arquivo na máquina e versão de InDesign onde ele foi feito, exporte para INCX e depois abra no CS3. Isso deve resolver.
Boa sorte.
abs.
Vitor Vicentini