sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

:: Mosaico fotográfico
Alguém me perguntou como fazer um mosaico fotográfico, como dividir uma foto em vários frames mantendo a possibilidade de embaralhá-la como um quebra cabeça. Existem duas maneira, uma um pouquinho trabalhosa, outra com apenas um clique.

Vamos ver a trabalhosa primeiro. Importe uma imagem para um frame. Pode ser qualquer formato de frame, apenas deve ter um tamanho que pode ser repetido várias vezes na página. Após importar a imagem, utilizando a ferramenta de seleção (seta preta), duplique o frame com a imagem quantas vezes desejar para formar um mosaico. Após repetir a imagem várias vezes, mude para a ferramenta de seleção direta (seta branca) e, com a tecla Shift pressionada, selecione todas as imagens. Comece pela imagem que está mais abaixo, à direita, senão as seleções vão se sobrepor e será impossível selecionar todas.

Após selecionar todas as imagens, abra a paleta de alinhamento (Window > Object & Layout > Align) e clique nos botões para alinhar as imagens no alto e à esquerda. Pronto o mosaico está feito. Se quiser embaralhar a imagem, é só mudar para a ferramenta de seleção e alterar a posição dos frames.

Agora o modo rápido, instale o script “MakeGrid.jsx” que vem no CD de instalação do InDesign. O script aparecerá na paleta Script (Window > Automation > Scripts). É um javascript, funciona tanto para Mac quanto PC. Já comentei em outra mensagem como localizar e instalar scripts, se alguém tiver problemas, me mande um e-mail.

Depois de instalar o script, importe uma imagem. Uma imagem grande, do tamanho da página. Mude para ferramenta de seleção, selecione o frame com a imagem e dê um duplo clique no script. Configure as opções e clique OK. Rápido, não? :)

Às pessoas que me mandaram mensagem ou deixaram mensagens no blog, só mais um pouquinho de paciência, respondo essa semana!

3 comentários:

Denis disse...

Valeu pelo toque

Sophia disse...

existe, ainda, uma terceira forma, que você nos ensinou em determinado seminário, que consiste em combinar várias formas atavés do pathfinder e importar a imagem para esta nova forma...

Vitor Vicentini disse...

Isso é uma das coisas mais legais do IND, várias maneiras de executar uma operação, escolha a masi fácil!
abs,
Vitor Vicentini