domingo, 3 de dezembro de 2006

:: Script Break Frame
Essa é uma dica que eu particularmente gosto muito e sei que antigos usuários de PageMaker também vão adorar! Quem utiliza Quark e migrou para o InDesign não sente falta de uma característica muito prática. No PageMaker, quando um bloco de texto é apagado com a ferramenta de seleção (seta preta) o texto também é apagado, não recorre para os outros blocos do fluxo.

Para tornar essa operação mais rápida do que ter que selecionar o texto com a ferramenta texto, apagar o texto e posteriormente apagar o frame onde estava o texto, existe um script que faz a interrupção do fluxo entre os blocos, aí é só pressionar a tecla Delete para apagar a caixa e o texto contido nela.

Para quem não sabe, scripts são pequenos programas que são ativados a partir da paleta Scripts (Window > Automation > Scripts). Eles adicionam funcionalidades ou executam tarefas repetitivas com apenas dois cliques no botão do mouse. Podem ser escritos nas linguagens Visual Basic Script, para Windows, Apple Script, para Mac OS, ou em Java Script que funcionam nas duas plataformas.

O CD de instalação do InDesign (ou do Creative Suite) vem com vários scripts. Infelizmente eles não são instalados junto com o programa, é necessário fazer isso manualmente. Eles estão localizados na pasta Technical Information \ InDesign CS2 \ Scripting e para funcionar, basta copiá-los para a pasta Scripts, que fica localizada na pasta de instalação do InDesign (Adobe InDesign CS2\Presets\Scripts)

Após copiar os scripts eles apareceram na paleta Scripts (Window > Automation > Scripts) e para utilizá-los, basta um duplo clique no nome do script. Os scripts que acompanham o CD de instalação do InDesign também podem ser baixados do site da adobe. Basta ir ao endereço: www.adobe.com/products/indesign/scripting.html

Bem, voltando à quebra de fluxo de texto, basta selecionar um frame de texto, clicar no script BreakFrame para separar o frame do fluxo. Depois é só pressionar o botão Delete para apagar o frame e o texto.

Vocês vão notar que no CD, ou no site, existem vários outros scripts, se alguém não entender como funciona algum deles, basta escrever aqui para o blog que eu explico.

Se alguém não localizar os scripts e quiser testar apenas o de quebra de frames de texto, mande um e-mail que eu envio o script.

5 comentários:

Anônimo disse...

mais uma excelente dica do mestre... obrigado

Anônimo disse...

Como faço pra continuar o texto no próximo bloco sem ter que abrir um novo blco de texto no Page Maker 7.0?

Vitor Vicentini disse...

Não dá para fazer isso no PageMaker. Isso é uma maneira de trabalhar do WOrd. Nos softwares de editoração eletrônica uma caixa é necessária para poder posicionar os elementos.
abs,
Vitor Vicentini

Navegador disse...

Saudações Vitor!

Sou novo no InDesign, estou tentando diagramar uma lista telefonica, os dados da lista já vieram no InDesign, porém cada nome da lista está em um quadro de texto "separado", devidamente formatado! O q acontece, é que eu preciso transformar essa página de muitos quadros em um quadro só, o documento contém muitas páginas, vou demorar muito tempo para copiar e colar em uma caixa de texto só, sem falar no risco que corro de perder alguma informação importante e consequentemente acabar desordenando as informações da lista, uma vez que os quadros estão em ordem alfabética, acho provável q exista um comando no ID que combine de forma automática, transformando vários quadros em um único quadro apenas sem perder a formatação, gostaria muito de ler uma dica a respeito dessa duvida.

Também gostaria muito de parabenizá-lo pelo Blog, profissional, nós iniciantes apreciamos muito esse trabalho que vc desenvolve, de compartilhar conosco esse grande conhecimento que vc possuí, muito obrigado

Um abraço

Rafael Pedroso

Vitor Vicentini disse...

Oi, Rafael.
Tente utilizar esse script:

http://ajarproductions.com/blog/2008/11/28/merge-textframes-extension-for-adobe-indesign/

É gratuito e acho que resolve o seu problema.
Só uma detalhe, não compare InDesign com Corel. São produtos para fins diferentes. Um é para impressão, o outro para diversão. :)

Boa sorte.
abs,

----
Vitor Vicentini
indesignbrasil.blogspot.com