segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

:: Amostras de cores
Sabe aquela paleta de cores que você criou no Illustrator durante a produção de uma ilustração? Ou ainda a do Photoshop, com aquele monte de cores prontinhas para serem utilizadas no seu novo layout? Elas podem sem importadas diretamente para o InDesign, bem como as do InDesign podem ser exportadas para serem utilizadas pelo Illustrator ou pelo Photoshop. A maneira de fazer isso é ir à paleta Swatches (Windows > Swatches), o comando é o mesmo para os três softwares, e selecionar a opção Save Swatches For Exchange, escolher uma localização e gravar o arquivo. Ao salvar as amostras, certifique-se de que não há nenhuma amostra de cor selecionada, senão apenas a cor (ou cores) seleciona será exportada. Depois, é só ir novamente ao menu da paleta e escolher a opção Load Swatches, localizar o arquivo que foi salvo e carregar as cores para a paleta.

O que me deu a idéia de escrever essa nota foi uma novidade que descobri no site dos laboratórios da Adobe. Depois da aquisição da Macromedia, parece que os engenheiros e programadores têm se divertido muito com o Flash. Eles desenvolveram uma maneira de gerar uma paleta de cores diretamente na web, clicando e arrastando para produzir as misturas. Depois de criada, essa paleta pode ser exportada para o formato “ase”, o mesmo formato das paletas de cores do InDesign, Illustrator e Photoshop. A paleta criada possui apenas cinco cores, mas já é de grande ajuda, principalmente naqueles momentos em que dá um “branco” e a gente não sabe que cores definir para o projeto gráfico. Se não quiser criar, vá até o site e escolha entre uma das centenas de combinações que os usuários que visitaram o site criaram e compartilham.

O endereço do site é kuler.adobe.com, para utiliza-lo é necessário fazer o registro diretamente no site (o registro é o mesmo utilizado em outras áreas do site da Adobe, se você já tem um não precisa fazer novamente). Depois disso, é só criar uma mistura de cor ou navegar para escolher uma das muitas mistura já prontas. Se gostar de alguma, faça o download. Depois, vá a paleta Swatches do InDesign e escolha a opção Load Swatches para carregar as cores.

Alguns cuidados para a utilização dessas amostras de cores.
Como as cores foram criadas na web, elas estão no modo de cor RGB, se pretende utilizá-las para pré-impressão, converta-as para o modo CMYK. Para fazer isso selecione, na paleta Swatches, todas as cores importadas, vá ao menu da paleta e escolha a opção Swatch Options. A janela deve estar com a maioria das opções desativadas porque mais de uma cor está selecionada. Vá ao menu Colour Type e selecione a opção Process e no menu Colour Mode, a opção CMYK e clique OK para finalizar a conversão.

Outro cuidado que deve ser tomado, e esse não é só com cores importadas, é o de não fazer a redução da tonalidade de uma cor que tenha uma mistura muito baixa. Por exemplo, se você tem uma cor com apenas 5% de cyan e rebaixar 40% dessa cor a porcentagem de cyan passará para 3%, que é insignificante para a pré-impressão.

Tomados esses cuidados, é só ir ao site criar e fazer o download de muitas amostras de cor!

Só mais uma coisa: obrigado a todos que tem me enviado e-mails e deixado recados no blog. Valeu!

Interface do site Kuler para criação de paleta de cores.

4 comentários:

Anônimo disse...

Mais um belo post de rico conteudo e utilidade!

Anônimo disse...

Estou precisando fazer uma agenda escolar, sei dos recursos que podem me ajudar no InDesign, mas gostaria de saber se vc tem algum tutorial ou coisa parecida. Pensei em fazer de cada mês uma seção e utilizar a paginação como sendo as datas, mas por se tratar de uma agenda escolar, nos meses de férias ela apresenta 4 dias numa mesma pagina... E aí? Alguma dica???

Grato, Adriano

Vitor Vicentini disse...

Adriano,
Vá ao endereço: http://www.adobe.com/cfusion/exchange/index.cfm
Talvez lá você encontre modelos de agendas ou calendários que vão lhe ajudar a construir sua agenda.
abs,
Vitor Vicentini

Navegador disse...

Saudações caro Vitor

Gostaria de primeiramente parabenizá-lo pelo excelente blog,é muito bom podermos contar com um profissional igual a você que tem a humildade de compartilhar conosco os conhecimentos que tem adquirido nessa área especifica, todo o conteúdo sem excessão é de alta qualidade, conteúdo muito rico. Trabalho como designer já há um bom tempo, moro em cidade pequena, razão pela qual somente agora estou migrando para ID, confesso que já acatei inumeras dicas desse maravilhoso blog os quais me auxiliaram bastante, aproveitando o ensejo gostaria de ler um comentário seu sobre o mercado freela, tenho lido alguns tópicos na internet sobre isso, freelas que prestam serviços de diagramação on line, Isso realmente é uma realidade? se for gostaria que me indicasse um fórum ou um site para analizarmos a possibilidade de entrar nesse mercado também...

Muito grato e mais uma vez, parabéns pelo Blog

Rafael Pedroso, Capão Bonito - SP