quarta-feira, 15 de novembro de 2006

:: Iniciar o docto com páginas duplas espelhadas
Aproveitando o e-mail que recebi de nossa amiga leitora do blog, Magarete Pereira, vou explicar um procedimento que é uma dúvida muito freqüente dos usuários de InDesign: como iniciar o documento com páginas espelhadas, em uma página par. É uma operação muito simples, bem semelhante ao usado no QuarkXpress. Primeiramente, vá à paleta Pages (Window > Pages) e selecione a página inicial do documento, a primeira página. Depois vá ao menu Layout > Numbering & Section Options. Na janela, desative a opção Automatic Page Numbering selecionando a opção Start Page Numbering at: e digite no campo o número 2. Clique OK e o documento iniciará na página 2, uma página da esquerda.

Esse procedimento também é utilizado para iniciar o documento na paginação correta no caso de documentos longos divididos em vários arquivos; por exemplo, o segundo capítulo de um livro. Selecione a página inicial do documento, vá à janela Numbering & Section Options e na opção Start Page Numbering at: coloque o número da página inicial do documento, que pode ser par ou ímpar. Mas lembre-se, para começar o documento com páginas espelhadas (faceadas lado a lado), é necessário iniciar o documento em uma página par.

Essa operação também pode ser utilizada para saltar números de página em um mesmo documento. Por exemplo, um documento de 8 páginas em que as páginas centrais, 4 e 5, são anúncios e não precisam constar do documento. Selecione a página 6 e vá à janela Numbering & Section Options e na opção Start Page Numbering at: coloque o número 6 e clique OK. Repare que, na paleta de páginas, aparece um pequeno triângulo sobre a página 6. Esse triângulo, que também aparece na primeira página do documento, indica o início de uma nova seção. Depois de iniciada a nova seção, as páginas 4 e 5 que conterão o anúncio podem ser removidas sem alteração da numeração subseqüente das páginas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom, você não sabe quanto tempo perdi encanado com isso. Muito obrigado.

Andreia Alves Fotógrafa disse...

Poxa....obrigada. Vinha alguns dias procurando uma solução. Valeu mesmo! Sucesso.