domingo, 8 de outubro de 2006

:: Formato INX
Para abrir arquivos do InDesign CS2 no InDesign CS, exporte o arquivo para o formato INX. Vá ao menu File > Export e na janela de exportação escolha como formato de arquivo a opção InDesign Interchange. Essa exportação gera um arquivo XML com a extensão INX. Este arquivo é reconhecido e pode ser aberto no InDesign CS. Um detalhe importante para essa conversão: as duas versões, tanto o CS quanto o CS2, devem estar atualizadas com os últimos updates. A última versão do CS2 é a 4.04 e a do CS é a versão 3.01. Para atualizar basta ir ao menu Help e escolher a opção Updates.

Mas a melhor característica do formato INX não é a possibilidade de compatibilidade entre versões de InDesign, ele também funciona como um filtro para problemas, especialmente nos casos de arquivos convertidos de QuarkXpress ou PageMaker. Às vezes arquivos convertidos apresentam problemas de cores e estilos que não podem ser removidos, travamentos, Text Wrap com funcionamento estranho, etc. Exportar para o formato INX e abrir novamente o arquivo no InDesign CS2 normalmente elimina esses problemas.

Mas, lembre-se, a melhor solução é sempre começar o arquivo desde o início no InDesign CS2. Como procedimento para conversão de arquivo de Quark ou Page, sempre recomendo a conversão apenas para aproveitamento de estilos e cores. Após a conversão, é melhor criar um arquivo novo de InDesign e importar os estilos e cores do arquivo convertido. É uma ótima maneira de reaproveitamento sem importar problemas.

7 comentários:

Anônimo disse...

Bom saber que exportar para INX não era apenas uma gambiarra minha para corrigir alguns problemas. Já havia percebido, mas fico muito mais tranqüila de saber disso de forma oficial;)

bj,
Barbieri

Vitor Vicentini disse...

“Gambiarra” é a ferramenta mais importante de qualquer software! :)
Abs. Vitor.

Anibal Montes disse...

OBRIGADO.
era disso k eu estava á procura á algum tempo, e já não vai sair da minha barra de marcadores.
já agora aproveito para perguntar o porquê do indesign cs2 quando exporta para PDf e no meu caso tenho o (acrobat.7) não consigo visualizar muitos dos gráficos.
por akilo k tenho consultado o problema é do TIGER 10.4.10,
Será?
Haverá solução?
OBRIGADO.

Vitor Vicentini disse...

Hanibal,
Existem vários bugs relacionados ao CS2 e o Mac OS 10.4.10, mas sobre visualização de PDF, acho que não é do OS. Deve ser algum problema na geração. Verifique as suas configurações. Os PDFs são visualizados normalmente em outras máquinas?
Abs,
Vitor

Anibal Montes disse...

Olá VIOR.

O meu problema é esse mesmo quando vou imprimir noutras máquinas tambem não há visualização de certos gráficos
Mas ontem com a dica que me deu instalei novamente o CS.
Exportei do CS2 em formato INX para o CS. fiz um um Pdf e axo k tenho o problema resolvido consigo agora visualizar todos os gráficos.
o que me leva a crer que o CS2 tem qualquer tipo de incompatibilidade com o Acrobat, visto que quando exporto em CS2 para pdf a mensagem que ma dá é esta.

([Based on '[High Quality Print]'] Use these settings to create Adobe PDF documents for quality printing on desktop printers and proofers. Created PDF documents can be opened with Acrobat and Adobe Reader 5.0 and later.)

Qual será então o Acrobat que me permite visualizar?

OBRIGADO.

HANIBAL.

LISBOA

Anônimo disse...

Olá Vitor, em outro artigo seu vc fala a respeito do programa Q21D usado para conversão de Quark para InDesign. Estou as voltas com arquivos de Quark que necessitam do PowerMath XTensions. que não consigo encontrar para comprare poder abrir os arquivos. Pergunto; o Q21D abre os abrirá os arquivos, mesmo sem o PowerMath? Se não como osso abrí-los?

Agradeço se me responder.

Obrigado/Ronaldo

Vitor Vicentini disse...

Ronaldo,
Em teoria sim, o Q2ID conseguirá converter o arquivo, mas tudo o que foi produzido com o PowerMath deve ser perdido.
O problema do PowerMath é que o Quark precisa dele para representar as equações. Não dá para saber o que acontecerá em uma conversão para InDesign. Boa sorte.
Um abraço,
Vitor Vicentini