domingo, 22 de outubro de 2006

:: Caracteres especiais
No InDesign a inserção de caracteres especiais pode ser feita de várias maneiras. Uma delas é utilizar as opções Insert Special Character, Insert White Space ou InSert Break Character, que podem ser acionadas no menu Type ou no menu contextual (botão da direita nos mouses de dois botões ou Control + clique no Mac). Outra maneira de inserir caracteres especiais é utilizar a paleta Glyphs. Para acioná-la vá ao menu Type > Glyphs. A paleta exibe todos os caracteres (glifos) de uma fonte. Mantenha o cursor no local onde deseja inserir o caractere, localize-o na paleta e dê um duplo clique para inseri-lo. Não é o modo mais rápido, mas é a melhor maneira de localizar um caractere especial.

Também é possível utilizar atalhos de teclado para os caracteres mais utilizados. A tabela abaixo exibe uma lista com alguns desses atalhos e combinações da tecla Alt + teclado numérico para PC.

Uma observação importante é que esses atalhos nem sempre funcionam com fontes Open Type. No lugar do caractere especial será colocado um quadradinho vazado pintado de cor de rosa para indicar que o caractere não existe na fonte especificada. A maneira de exibir o caractere é selecionar a letra pintada de cor de rosa e mudar para uma fonte que possua o caractere desejado.

Um exemplo da utilização de um caractere especial que não pode ser acionado via atalho de teclado é o popular “quadradinho preto” (muito usado na diagramação!). Esse quadradinho é a letra “n” na fonte Wingding. Para se obter o “quadradinho preto”, necessariamente é preciso escrever a letra “n” e modificar a fonte para Wingding.



(clique na tabela para amplia-la)

3 comentários:

Moura disse...

No InDesign CS4 não funciona as teclas de atalho para inserir caractere especial, tipo alt+0222 que seria uma seta usando a fonte symbol type one. No CS3 funciona normalmente.

Anônimo disse...

Maravilha de dica. - Vou testar tais dicas amanhã de manhã.

Uma coisa que gostaria muito de saber, se é que é possível, é como ativar o comando (-) Zoom na tecla esquerda do mouse (igual é utilizado no Corel Draw).

Isso é possível?

Obrigado!

Vitor Vicentini disse...

Gilmar,
Infelizmente não conheço nenhuma forma de mudar o zoom para o botão do mouse. Esses botões possuem tem funcionalidades pré-definidas.
Um abraço,
Vitor Vicentini