domingo, 22 de abril de 2007

:: Arquivos de InDesign no servidor
Ultimamente tenho recebido várias consultas sobre a utilização de InDesign em rede. A minha recomendação para esse tipo de utilização, com InDesign ou qualquer outro software, é sempre trabalhar localmente. Independente da modernidade ou velocidade de sua rede, quando o trabalho é feito via rede, com o arquivo original no servidor, todas as vezes que é acionado o comando Save ou Save As, um comando é enviado até o servidor para atualizar o arquivo original. As variáveis nesse caso são muitas, mas a mais comum é ter a rede sobrecarregada de tráfego, e o menor mal será uma demora considerável no retorno da ação desse comando. O pior dos casos, e pela quantidade de e-mails que tenho recebido parece o que está acontecendo, é a perda de dados, o arquivo ser danificado.

O servidor é perfeito para não haver a duplicidade de arquivos, mas só utilize o arquivo no servidor apenas se a sua rede for dedicada. Não dá para usar uma rede compartilhada por toda a empresa, ainda mais na era da internet, onde a rede é acionada o tempo todo. A melhor maneira de trabalhar nesses casos é, abrir o arquivo a partir do servidor e salvar uma cópia na máquina local para o trabalho. Ao final, salvar uma cópia no servidor. Dessa forma, além de ser mais seguro, uma cópia de segurança ficará guardada na máquina do usuário. Apenas tome muito cuidado, esse trabalho tem que ser meticuloso e o critério de salvar a versão final no servidor tem que ser seguido à risca para que não comecem aparecer várias versões do mesmo arquivo!

Alguém me deu uma dica (não fiz testei, não trabalho com arquivos em rede) de que utilizar o Adobe Dialog reduz a quantidade de arquivos danificados. Acho isso pouco provável, a janela de diálogo da Adobe apenas substitui a janela do Windows, não tendo nenhuma função técnica ou de segurança. Para quem quiser utilizar o Adobe Dialog, basta clicar no botão Use Adobe Dialog na janelas de abertura e importação de arquivos. Quem começar a utilizar o Adobe Dialog e sentir alguma mudança, compartilhe conosco aqui no
:: InDesign.Brasil ::

Abaixo as duas janelas de diálogo, à esquerda a do sistema operacional, à direita a da Adobe. A do sistema operacional tem a vantagem de exibir uma miniatura (não de todos os formatos) do arquivo que está sendo importado.



domingo, 8 de abril de 2007

:: InDesign CS2 – Update
Um dia após o anúncio do lançamento a versão CS3 no dia 27 de março, a Adobe disponibilizou o download de um update para versão CS2. Diferente do que algumas pessoas pensam, os updates são sempre necessários, são desenvolvidos para corrigir bugs ou para atualizar e compatibilizar o programa com as novas versões de aplicativos ou formatos de arquivos. É sempre recomendável fazer os udpates.

Entre as muita atualizações e correções esse update atualiza o InDesign CS2 para abrir arquivos produzidos a nova CS3 quando exportados para o formato InDesign Interchange (para saber todas as alterações e correções, leia o arquivo Readme no formato PDF que pode ser visualizado clicando aqui). O update também corrige um irritante bug na utilização do Colour Picker (seletor de cores). O Colour Picker é uma maneira rápida de criar cores, para abri-lo, basta um duplo clique nas amostras de cor ou de fio de contorno na parte de baixo da paleta de ferramentas. Antes desse update era impossível utilizar essa ferramenta porque as cores criadas eram sempre salvas no espaço de cor RGB. Agora - depois de 2 anos -, finalmente ele funciona como no Photoshop e no Illustrator, ao abrir o seletor de cores, determine a mistura de cores nos campos CMYK e clique em OK para aplicar a cor no objeto selecionado ou Add CMYK Swatch para adicioná-la à paleta Swatches (amostras). Ainda não fiz testes no Macintosh, mas imagino que também deva funcionar. Para fazer a atualização vá ao menu Help e selecione a opção Updates, ou clique aqui para ir à página de download da Adobe.