quinta-feira, 29 de março de 2007

:: InDesign CS3
Finalmente podemos falar sobre isso! Foi anunciado oficialmente no dia 27, terça-feira passada, o novo InDesign CS3 (juntamente com as novas versões dos outros softwares que compõem as Suítes: Photoshop, Illustrator, Flash, etc.). Devem estar disponíveis para os usuários em aproximadamente 40 dias. A nova versão está cheia de novidades, venho testando-a há três meses. Além de novas características, pequenas implementações em ferramentas antigas agilizam muito o trabalho.

ALGUMAS DAS NOVIDADES:

Interface – remodelada igual à do Photoshop CS3. As paletas – agora chamadas de painéis – podem ser reduzidas a ícones, itens dos menus podem ser ocultados ou colorizados (como no Photoshop CS2). Todas essas configurações podem ser salvas em um workspace.

Importação de arquivos – é possível importar vários arquivos de uma única vez, imagens, texto e até mesmo arquivos de InDesign. Depois de importados, os arquivos aparecem em miniaturas no cursor e é possível escolher qual arquivo (imagem ou texto) será aplicada.

Tabelas – é possível trabalhar com estilos de tabelas e células, além de manter ativo o link com uma planilha Excel sem perder a formatação na atualização.

Transparência – os atributos de transparência podem ser aplicados independentemente nos objetos, por exemplo, um box de texto pode ter uma transparência diferente para o preenchimento, para o contorno e para o texto.

Efeitos – uma janela de aplicação de efeitos similar à do Photoshop permite aplicar bevel e emboss, Inner Shadow, Inner/Outer Glows e Gradient Feather.

Variáveis – determine uma variável de texto para produzir automaticamente um chapéu diferente para cada página da publicação. Muito útil para dicionários, listas, etc.

Localizar e trocar – A ferramenta de localização e troca foi muito melhorada. Agora é possível pesquisar em camadas, em camadas travadas e nas páginas mestras. Também é possível fazer pesquisa por expressões regulares (GREP) e por atributos de objetos. Por exemplo, é possível mandar localizar uma cor e substituir por outra.

Ferramentas – Agora, quando se está ajustando o corte de uma imagem, para alternar entre as ferramentas de seleção (seta preta) e a de seleção direta (seta branca), bastam dois cliques sobre a imagem.

Essas são apenas algumas das novidades. Aos poucos, entre um mensagem e outra sobre InDesign CS2, vou comentando com mais detalhes as novas características do InDesign CS3. Apenas uma recomendação: assim que ficar disponível no site da Adobe a versão para testes, faça o download e experimente. Você não vai se arrepender!

domingo, 25 de março de 2007

:: Converter clippin path para frame
No inDesign não é necessário um clipping path (um caminho de recorte) do Photoshop para que se possa visualizar o que está nas áreas próximas a uma imagem, basta que o arquivo seja um arquivo PSD com áreas transparentes para se visualizar e aplicar texto em contorno. Mas, se a imagem possuir um clipping path é possível transformar esse path em um frame que pode ser colorido no formato da imagem ou ser preenchido com texto.

Estranhamente o comando para essa operação só aparece no menu contextual -- o menu que é exibido quando se clica com o botão direito do mouse ou com o Control + clique no Macintosh.

Importe uma imagem com clipping path para o InDesign. Clique com o botão da direita sobre a imagem e selecione a opção Convert Clipping Path to Frame. Esse comando, que só aparece se a imagem tiver um clipping path aplicado, converterá a caixa retangular da imagem exatamente para o formato do clipping path. Removendo a imagem, outra imagem, cor ou texto pode ser aplicado à caixa criada.

Caso a imagem não possua um clipping path do Photoshop, é possível criar um path de recorte diretamente no InDesign. Na próxima mensagem explicarei como fazer isso.

segunda-feira, 12 de março de 2007

:: GOA, CS Conference e PDF University
É impressão minha ou este ano está voando? Já estamos no dia 11 de março, parece que o Natal foi outro dia e já, já estamos comendo ovos de páscoa! Eu estou correndo tanto que nem tenho tido tempo de escreve aqui no :: InDesign.Brasil ::.
Estive em Miami, fui para a GOA - Graphics of the Américas. Também participei de dois outros eventos em Miami: CS Conference e PDF University. O PDF University foi organizada e teve como principal palestrante Stephan Jaeggi e também teve palestra de Dov Isaacs, o principal evangelista da Adobe sobre a área de PDF para pré-impressão. Agora, de volta, vou tentar colocar em dia a “tonelada” de e-mails que recebi, e com tempo vou contando das novidades das conferências.
espaço
Falando em PDF, nos próximos dias 16 e 17 de Março estarei em Brasília ministrando treinamento sobre InDesign e Fechamento de arquivos e PDF/X.
espaço
espaço
:: Dia 27 – anúncio oficial da CS3
É estranho, mas a Adobe fez o anúncio do anúncio! :)
Será anunciada oficialmente no dia 27 de março, a Creative Suíte 3 (CS3), as novas versões de produtos da Adobe. Até agora o que se sabe é que teremos duas versões de Photoshop. O que já conhecemos e uma nova chamada de Photoshop Extended. A nova versão, além das características que já conhecemos da versão beta do CS3, também terá suporte a imagens 3D, vídeo e medidas (para análise de imagens de arquitetura e médicas, por exemplo).

Toda a identidade visual dos produtos será alterada. Até agora temos notícias dos ícones, a começar pelo do Photoshop, um quadrado azul com um “Ps" no centro. Já está rodando pela web um “disco” colorido (veja abaixo) com todos os ícones dos novos produtos.

Fica a expectativa das novidades do InDesign CS3. O pouco que foi divulgado indica maiores características e controle relacionados à transparência de imagens. Depois do dia 27 de março saberemos muito mais...

Clique aqui para ampliar a imagem.

:: A cor de Registro [Registration] cliqeu aqui para apliar

:: A cor de Registro [Registration]
Tenho recebido vários e-mails perguntando se é possível remover a cor [Registration] (cor de registro) da paleta de amostra de cores (Swatches) do InDesign. Isso é impossível, a amostra de cor de registro, assim como a da cor preta [Black] e a da [None] (sem cor), como indica o lápis riscado ao lado das amostras, não podem ser removidas nem alteradas. A necessidade de remover a cor de registro ocorre porque alguns usuários a confundem com a cor preta. A cor de registro, quando usada, aparece nas 4 cores no momento da impressão. Ela só deve ser utilizada, por exemplo, para marcas de corte e registro colocadas manualmente. Já vi casos de livros que, no momento da impressão, na gráfica, descobriu-se que todo o texto das legendas havia sido configurado com a cor de registro. Uma confusão...

Um dos motivos da confusão na utilização das cores preta e de registro é que, por padrão, a cor [Registration] (de registro) fica logo abaixo da cor [Black]. A cor não pode ser removida, mas pode ter a sua posição alterada. Para mudá-la de lugar, clique sobre a amostra, mantenha o botão do mouse pressionado e arraste para o fim da lista de amostra de cores, deixando a amostra [Black] isolada de outra amostra visualmente parecida.