sábado, 30 de setembro de 2006

:: InDesign CS2 e Mac OS X versão 10.4.8
Os usuários de InDesign CS2 que possuem um MacIntel já podem acertar suas medidas com precisão! Aparentemente o último update do sistema operacional Mac OS X, a versão 10.4.8, resolve o problema com as casas decimais nas janelas de medidas do InDesign CS2. Para quem ainda não é um feliz proprietário de um MacIntel e não sabe do problema, uma incompatibilidade com o (ou a) Rosetta, o sistema emulador dos Macs para que se possa rodar programas desenvolvidos para os PowerPC nos MacIntel, provocava uma extensão de casas decimais nas janelas de medidas. Por exemplo, um valor de 18,5 mm era representado assim: 18,4999999999999 mm. Infelizmente ainda não pude comprovar pessoalmente, mas há depoimentos na Internet de que com o update isso foi resolvido. Quem puder comprovar e quiser deixar um depoimento aqui no InDesign.Brasil, é bem-vindo!

quinta-feira, 28 de setembro de 2006

:: InDesign 4.04
Se você é usuário do InDesign CS2 (versão 4.0), é imprescindível fazer o update - gratuito - para a versão 4.04. Essa atualização corrige uma série de pequenos bugs. Pode ser feita de duas maneiras. A mais simples é selecionar, no menu Help, o submenu Updates. Essa opção é a mais interessante porque analisa os softwares Adobe instalados em sua máquina e faz a atualização de todos eles, não apenas do InDesign. A segunda opção de atualização é ir direto à área de downloads no site da Adobe, [ http://www.adobe.com/downloads/ ], localizar na relação de produtos o Adobe InDesign CS2, escolher na opção Updates a plataforma (Mac ou Win), fazer o download do arquivo e instalar. Para saber todas as alterações e correções feitas por essa atualização clique no link [ Update 4.04 ] e leia o arquivo PDF. Se você é usuário da versão CS (versão 3.0) também existe, no mesmo endereço, um update para a versão 3.01.

quarta-feira, 27 de setembro de 2006

:: Plug-in
O InDesign permite automatizar uma série de processos com a utilização de estilos. É possível aninhar um estilo de caractere dentro de um estilo de parágrafo para a aplicação, com apenas um clique, de dois estilos em um bloco de texto. Também é possível embutir um estilo de parágrafo dentro de um estilo de objeto e transformar, também com apenas um clique, um bloco de texto em um box totalmente formatado, com cor, borda, fonte, título, etc. Toda essa versatilidade de criação de estilos gera uma quantidade enorme de estilos divididos em 3 paletas: de parágrafo, de caractere e de objeto. Apesar de ser possível utilizar o Quick apply para navegar por todos os estilos, às vezes a lista é tão extensa que mais complica que facilita.

Uma maneira de organizar essa enorme quantidade de estilos é utilizar o plug-in Style Flocker da RogueSheep [ www.roguesheep.com ]. Com ele é possível organizar os estilos em pastas, todos em uma única paleta. Uma ferramenta indispensável para quem trabalha em projetos com muitos estilos. E o que é melhor: é gratuito! Basta ir ao site da RogueSheep [ www.roguesheep.com/styleflockerpage/index.html ], selecionar a plataforma (Mac ou PC), fazer o download.

terça-feira, 26 de setembro de 2006

:: Bem-vindos todos!
Já era hora de o Brasil ter uma página especializada e dedicada
a apresentar as últimas novidades e técnicas para usuários de InDesign. Na verdade, o InDesign será o nosso assunto central, mas também vou abordar pré-impressão, Photoshop, Illustrator, Acrobat
e outros softwares gráficos. Darei dicas e truques de InDesign, anunciarei eventos importantes, cursos, tutoriais, updates, upgrades, etc. A idéia central é compartilhar informação e tentar ajudar a resolver dúvidas.